» Alimentos » Receitas » Bordado crivo passo a passo

Bordado crivo passo a passo

Galeria
Bordado crivo passo a passo

O bordado com ponto crivo pode ser feito em qualquer tipo de tecido que tenha fios contáveis, os mais utilizados são o étamine ou cânhamo. Existem duas maneiras de fazer o bordado do tipo crivo, a tradicional, que o tecido é desfiado e crivado, e a moderna chamada de falso crivo, onde o crivo é feito no tecido sem estar desfiado. A linha indicada para fazer o bordado é a Perlé, pois deixa o acabamento do trabalho mais delicado.

Antigamente o crivo era mais usado para confecções de enxovais, sendo feito em tecidos mais finos e os pontos também eram menores, o que dava um aspecto de renda ao tecido, deixava o trabalho ainda mais delicado e trabalhoso. Depois que você criva o tecido, seja do método tradicional ou o falso crivo, é possível associar outros tipos de pontos, como o ponto cruz, o reto, a margarida, corrente, entre vários outros. De acordo com a criatividade de cada um, diversos tipos de desenhos podem ser criados, o que valoriza ainda mais o trabalho.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Linhas nas cores desejadas para o desenho do bordado.
  • Agulha nº 24
  • Tesoura de ponta fina
  • Tecido para bordar
  1. 1

    Depois que você está com o tecido do tamanho desejado, inicie o bordado sem mais delongas. A opção de desfiar o tecido ou não é sua, mas escolha desfiar apenas se você já tem alguma prática, caso contrário poderá perder todo o tecido.

  2. 2

    Depois de dar o na linha e passá-lo do avesso para o direito entre com a agulha em dois blocos de fio abaixo e volte ao ponto inicial. Novamente entre com a agulha no bloco lateral e volte ao ponto inicial. Repita esse processo 3 vezes e em seguida suba para o bloco de fio seguinte e entre com a agulha para o ponto inicial, e assim sucessivamente.

  3. 3

    O processo vai sendo repetido até que forme um quadrado com um centro que é o ponto inicial. Então você começa a fazer outros quadrados iguais para ir formando o desenho que escolher. Você pode copiar ou se basear em algum desenho de uma revista, ou criar o seu próprio desenho.

Dicas e AVISOS
  • Para dar acabamento ao seu trabalho, você pode optar por crochê, passar fita ou até mesmo viés.
  • Dependendo do tipo de desenho que você está fazendo ou criando você pode incluir outros tipos de bordado junto para que o desenho fique o mais parecido possível, já que o bordado de crivo é apenas em forma de quadrado.
Comentários
blog comments powered by Disqus