» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Bordado livre passo a passo

Bordado livre passo a passo

Galeria
Bordado livre passo a passo

O bordado é uma técnica utilizada para enfeitar tecidos, criando diversos tipos de figura. Há vários tipos de pontos que podem ser feitos em bordados desde o ponto cruz até o haste, cadeia, entre outros que dão o alinhamento correto ao desenho que está sendo reproduzido.

Dentre as formas de executar essa modalidade está o bordado livre, que se destaca por ser mais fácil de fazer em relação aos outros pontos, uma vez que não é necessário seguir à risca uma seqüência, basta elaborá-los conforme o formato que se quer dar ao desenho no tecido. Confira abaixo como fazer bordado livre passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Fio marrom, azul, amarelo, vermelho, verde
  • Agulha de bordado
  • Tecido
  1. 1

    Para fazer o bordado livre comece definindo a figura que vai transferir para o tecido. Para bordar um jardim com flores e cogumelos, separe fios coloridos. Para fazer o chão do desenho passe linha marrom na agulha.

  2. 2

    Faça a primeira linha do bordado seguindo uma seqüência de ponto cruz. Depois continue fazendo quatro carreiras de ponto em zigue-zague, de modo a preencher toda a parte inferior do tecido. Quando terminar faça um ponto cruz, dê um nó e corte a linha.

  3. 3

    Agora passe a linha verde na agulha e elaborando pontos cruzados crie os talos das flores, deixe um espaço de quatro dedos eles. Para contornar as folhas faça pontos livres, ou seja, costure em pontos seguidos colocando a agulha para baixo e para cima. Ao final de cada talo faça um ponto cruz, dê um nó e retire a linha.

  4. 4

    Na próxima etapa é hora de bordar as pétalas das flores. Passo fio colorido na agulha e comece contornando o miolo da flor com o ponto vagonite. Após ter cumprido esta etapa preencha o desenho.

  5. 5

    Para fazer isso, basta realizar seqüências de pontos laterais até que as pétalas estejam todas coloridas. Repita este processo para colorir as folhas dos talos que foram feitos no início.

  6. 6

    Coloque o fio amarelo na agulha e costure o tecido com ponto livre formando um cogumelo, em seguida corte e faça o nó de arremate. Para finalizar o desenho faça pequenas bolas coloridas dentro da última figura desenhada, passe a agulha para baixo e para cima até criar um círculo.

  7. 7

    Após ter feito todo o contorno e o preenchimento dos desenhos é hora de fazer o fundo da figura. Portanto como a linha na cor azul faça ponto cruz completando todo o pano. Por último faça um nó de arremate.

Dicas e AVISOS
  • Faça pontos pequenos.
  • Cuidado para não fazer pontos embolados.
Comentários
blog comments powered by Disqus