» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Bordados a mão: como fazer

Bordados a mão: como fazer

Galeria
Bordados a mão: como fazer

Os bordados existem desde as antigas civilizações. Há relatos que mostram que eles existem há aproximadamente 30 mil anos a.C. Eles já foram utilizados por muitas civilizações e em cada uma delas muda-se a forma de bordar.

Os romanos utilizavam para enfeitar suas vestes de 40 a 400 AC. No antigo Egito e na china utilizavam-se os bordados em almofadas e vestimentas. Os bordados davam valor as vestes e eram considerados símbolos de poder e riqueza. Nos dias de hoje não é diferente, é comum uma peça feita com bordados a mão ter um valor a mais.

Portanto para aqueles que tem o conhecimento do bordado a mão, além de utilizá-lo para deixar suas roupas, toalhas e panos de pratos mais decorados, também pode vende-los e melhorar seu orçamento.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Agulhas. São curtas e sem pontas. As indicadas são as de número 22 e 24.
  • Cânhamo. Tem de 8 a 22 fios por centímetro e os fios são entrelaçados um a um.
  • Plaquetas. Servem para organizar sobras de linhas.
  • Étamine. Tem de 3 a 8 pontos por centímetro e tem os fios entrelaçados em blocos.
  • Linha mouliné. A mais usada no bordado. São vendidas em meada de 8 metros, com 6 fios enrolados.
  • Bastidos. Ajuda a manter o tecido esticado e firme. Evite deixá-lo na peça quando não estiver bordando para não marcar.
  • Tesoura. As pequenas e de ponta fina cortam as linhas e desmancham os pontos. As grandes cortam tecidos.
  1. 1

    Antes de bordar corte uma linha. Para saber quantos fios de linha usar, faça a relação: quanto mais quadradinhos a trama tiver por centímetro, menos fios são necessários. Exemplo: use 3 fios para bordar étamine de 4 quadradinhos por centímetros. Entre com a agulha no direito do tecido, deixando uma ponta de 1 cm no avesso para prender nos pontos seguintes.

  2. 2

    Para saber se o motivo vai dar no tecido, descubra o tamanho em centímetros. Divida o numero de pontos do gráfico (largura e altura) pela quantidade de quadrinhos que tem em 1 centímetro de tecido. Use uma régua para contar.

  3. 3

    Para iniciar o seu bordado é simples:

    Na carreira de ida: entre em um quadradinho acima e à direita e saia abaixo. Repita a operação até acabar a carreira da mesma cor.

    Na carreira de volta: Entre um quadradinho acima e à esquerda e saia abaixo. Volte completando os pontos da mesma cor.

    Subida: Antes de completar a carreira, saia um quadrado acima. Entre com a agulha no quadrado inferior à esquerda e faça quantos pontos desejar. Volte completando a carreira e, no último ponto, saia um quadrado abaixo. Complete a carreira inferior.

    Descida: Depois de terminar uma carreira, saia com a agulha um quadrado abaixo verticalmente. Faça outra carreira com pontos de ida e volta.

    Arremate do avesso perfeito: Saia com agulha no avesso e passe pelos últimos 5 pontos, por baixo e por cima. Não dê nós, para o avesso ficar limpo. Outra sugestão é passar a linha pelos últimos 6 pontos na parte da frente do bordado.

Comentários
blog comments powered by Disqus