» Moda » Moda e Estilo » Botas de segurança: conheça modelos

Botas de segurança: conheça modelos

Galeria
Botas de segurança: conheça modelos

A norma regulamentadora seis (NR) especifica a obrigação do fornecimento de EPI (equipamento de proteção individual), gratuito e que bloqueie o risco que o funcionário esteja exposto. Estes equipamentos são para a proteção de mãos, cabeça, tronco e para os pés. Visto que a proteção para os pés é a mais solicitada, devido ao grande risco com queda de material, cotes e contusões. Os modelos que existem no mercado são as de biqueira de aço feitas com material de couro e as de borracha, muitos outros modelos conforme o risco ou a função.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Normas e Ministério do trabalho.
  1. 1

    Para diferentes riscos existm um determinado modelos de bota para a segurança, as botas de borracha de cano longo e curtas são usadas para atividades em superfícies molhadas ou umidades, sua proteção contra quedas ou impactos é insignificante, pois sua proteção é apenas para o contato com a água.

    Já as botas de biqueira de aço são indicadas para atividades que possa ocorrer queda de material, aprisionamento, impacto e outros, dependendo da atividade e do ambiente que o funcionário esteja exercendo seu trabalho.

    As botas de proteção sem biqueira de aço são utilizadas para funcionários que exercem a função, com eletricidade (devido a corrente elétrica), atividades de limpeza, em escritórios ou as que não possuem risco de acidente ou incidente.

  2. 2

    A modelo de botas que foram lançados no mercado a algum tempo e que esta sendo a preferência dos consumidores são as botas com biqueira de polipropileno, que é recomendada para funcionários que efetuam atividades em eletricidades dentro de ambientes perigosos como industria ou obras, administrativos de obras (devido ao risco de desnivelamento do terreno) e outras atividades que a segurança do trabalho determinará.

    Existem modelos de botas personalizados, com cano longo que protege com abrasão, couro, camurça e para tantas outras atividades que o mercado fornece. A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a bota de segurança, mas existem alguns funcionários que preferem utilizar conforme seu gosto, o importante é proteger.

  3. 3

    Quem determinará qual sapato de segurança e modelo o funcionário devera utilizar, são os técnicos de segurança do trabalho ou algum responsável pela implantação do PPRA (programa de proteção de riscos ambientais) e a ordem se serviço, neles estará determinado a proteção que a bota de segurança estará dando ao funcionário.

    Para quem quer se proteger e ficar bonito no ambiente de trabalho, hoje existe em sites e em lojas, modelos diferentes e despojados, a moda também esta no ambiente de trabalho e a proteção continua a mesma, modelos parecidos com coturnos são as novidades.

Dicas e AVISOS
  • Consulte o CA (certificado de aprovação), para verificar se a bota esta na validade, procure manter a bota limpa e higieniza, para não ocorrer proliferação de frieiras e odores.
Comentários
blog comments powered by Disqus