» Tecnologia » Passatempos e Ciência » Brincadeiras juninas: dicas

Brincadeiras juninas: dicas

Galeria
Brincadeiras juninas: dicas

Não existe festa mais popular e tradicional no Brasil que a Festa Junina. A festa junina é sinônimo de espetáculo e beleza em qualquer lugar, as comidas, as bebidas típicas do sertão nos remetem às raízes caipiras. A festa junina é realizada no mês de Junho e muitas são as pessoas que participam desta comemoração, afinal são tantas as coisas maravilhosas que se fazem presente em uma festa dessas que é até difícil ficar de fora.

As bandeirinhas, as comidas, as bebidas, o casamento junino, as músicas, a ciranda, tudo é encantador, inclusive as brincadeiras, que são muitas e das mais variadas espécies. Com isso, se você deseja conhecer algumas dicas de brincadeirinhas juninas continue lendo.

Instruções
  1. 1

    Muitas são as brincadeiras juninas, uma delas é a chamada Corrida do Saci Pererê. É parecida com a corrida de sacos, porém, nesta os participantes devem correr até uma determinada distância mas em uma perna só, se correrem com as duas ou se desequilibrarem e se apoiarem com a outra no chão, já estão desclassificados da brincadeira.


  2. 2

    Outra brincadeira bastante divertida e conhecida é a Pescaria. Na pescaria, há a utilização de peixes feitos em papel ou papelão, cada peixe possui um determinado número, depois são enterrados na terra com uma espécie de argola em cima deles para que no momento da pesca a vara encaixe de maneira correta e possam ser pescados. São distribuídas então varas para os participantes, quem conseguir desenterrar pescando o maior número de peixes ganha. É comum também, colocar em cada peixe um determinado grupo de pontos, que no final serão somados para ver quem realizou a maior contagem.

  3. 3

    Uma outra brincadeira muito divertida é a chamada Correio do Amor junino. Essa brincadeira consiste em entregar mensagens ou bilhetes dos casais apaixonados, uns para os outros, ou para aquelas pessoas que se encantaram com um determinado alguém na festa mas não possuem coragem de ir falar direitamente com a pessoa.


  4. 4

    Outra brincadeira muito utilizada é a Corrida de Ovos na Colher. Com uma colher cada participante deverá levar um ovo em cima dela, devendo chegar até a linha de chegada sem derrubar o ovo no chão. O participante que conseguir chegar até a linha de chegada mais rápido sem derrubar o ovo da colher ganha a brincadeira. Se chegar rápido mas deixar o ovo cair no chão, o participante da brincadeira estará excluído.

  5. 5

    Uma das bricadeiras que não podem faltar em uma festa junina é brincadeira do Pau de Sebo, aqui as pessoas responsáveis pela festa colocam um tronco de árvore bem arraigado ao chão e colocam sebo por todo ele. Os participantes deverão subir no pau de sebo para pegar o brinde que está no topo no tronco, quem conseguir leva o brinde, mas é muito difícil alguém conseguir se manter e chegar até o topo do tronco sem escorregar e por isso que essa brincadeira é divertida.


  6. 6

    A Corrida de Sacos é como a corrida de ovo na colher. Os participantes da brincadeira deverão colocar um saco dentro das pernas, de modo que ambas as pernas fiquem dentro e deverão ir pulando até a linha de chegada. Se a pessoa no meio do percurso cair no chão, pode se levantar e tentar chegar até a linha de chegada.

  7. 7

    A brincadeira do Quebra Pote é aquela que consiste na venda dos olhos do participante, colocando dentro de um pote doces e guloseimas que deverá ser amarrado em um suporte e elevado até o alto com uma corda. A pessoa que participa da brincadeira deverá com um bastão tentar quebrar o pote para liberar os doces e guloseimas, porém de olhos vendados. Essa brincadeira é a típica pinhata mexicana ou pichorra.


  8. 8

    Existe ainda a brincadeira chamada Atirando em Latas. Ela consiste em se colocar algumas garrafas em uma plataforma reta e o participante deverá com o auxílio de uma pequena bola pesada tentar derrubá-las. Aquele que derrubar mais garrafas ganha a brincadeira e consequentemente ganha o prêmio.

  9. 9

    Uma brincadeira muito divertida e engraçada é a chamada brincadeira do jogo do rabo do animal. Nela se utiliza um desenho de um animal, normalmente feito em madeira, a pessoa deverá então colocar o rabo do animal no local correto do seu corpo, porém de olhos vendados. O engraçado é que nessa brincadeira o rabo do animal costuma ser colocado nos mais variados lugares.

Comentários
blog comments powered by Disqus