» Saúde » Beleza e Cuidados Pessoais » Bronzeamento artificial

Bronzeamento artificial

Galeria
Bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial foi uma febre nos anos 90 no Brasil e continua sendo nos Estados Unidos e na Europa, onde existem diversos estabelecimentos especializados em oferecer o serviço. Na época, as informações acerca do procedimento faziam com que ele parecesse a solução definitiva para um bronzeado dourado e bonito, como se não houvessem riscos. Mas estudos foram realizados e em 2009 a OMS alertou para os perigos da exposição da pele junto à radiação nas câmaras de bronzeamento. No mesmo ano o Brasil criou uma lei proibindo sua utilização, sendo atualmente o único país do mundo a proibir totalmente o bronzeado artificial. O melanoma é o câncer de pele mais comum e tem alto grau de metástase, ou seja, pode se espalhar rapidamente para outros órgãos do corpo. Ele está diretamente ligado à exposição solar sem proteção e também aos índices de radiação das câmaras. O assunto é sério e até que ponto vale expor nossa saúde em busca da vaidade? Veja como funciona o bronzeado artificial e os riscos que ele pode trazer para nosso corpo.

Instruções
  1. 1

    A câmara de bronzeamento é um equipamento que emite radiação ultravioleta UVA e uma quantidade de 3% de UVB, a mais prejudicial para nosso organismo. Porém é a radiação UVA que promove o fotoenvelhecimento, a flacidez da pele e é a maior causadora de manchas.

  2. 2

    O procedimento é simples, a pessoa entra na câmara com um óculos protetor para os olhos e fica deitada por um período de 20 minutos, o equivalente a 2 horas de exposição solar entre 8 e 10 horas da manhã. O preço varia em torno de R$ 20,00 a R$ 40,00 por sessão.

  3. 3

    Existem produtos no mercado que funcionam como delicados auto-bronzeadores na versão hidratante. É uma alternativa mais barata, mais rápida e menos prejudicial, porém a duração é pequena sendo necessário o uso contínuo para manter o bronzeado. Vale a pena preservar a saúde e abrir mão da vaidade, afinal o bem estar é a melhor ferramenta de beleza.

Dicas e AVISOS
  • Para garantir um tom dourado para a pele durante o ano todo, vale a pena testar os hidratantes com agentes auto-bronzeadores. O resultado dura pouco tempo mas pelo menos você não se expõe a riscos. O único cuidado é espalhar o produto uniformemente para evitar que a pele fique manchada.
  • Longos períodos de exposição nas câmaras de bronzeamento artificial podem causar manchas, envelhecimento precoce da pele, ressecamento, surgimento de catarata e câncer de pele.
Comentários
blog comments powered by Disqus