» Saúde » Beleza e Cuidados Pessoais » Cabelos encaracolados: como tratar

Cabelos encaracolados: como tratar

Galeria
Cabelos encaracolados: como tratar

Os cabelos encaracolados pedem uma maior atenção e cuidados especiais, pois apresentam uma extrema fragilidade, sendo mais propensos à quebra. Confira as dicas de tratamento específico para cabelos encaracolados.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 ampola de vitamina A ou vitamina E
  • 1/2 abacate
  • Ingredientes para a máscara capilar caseira:
  • 1 clara de ovo
  1. 1

    Faça uso de xampus e condicionadores especialmente formulados para cabelos encaracolados, cacheados e crespos. Evite deixar resquícios destes produtos nos fios, o que aumenta consideravelmente a chance de quebra. Caso considere necessário, use um produto tipo leave-in ou creme para pentear para ter mais facilidade no momento de desembaraçar os fios. Se apresentar uma raiz que tenha propensão à oleosidade, evite aplicar condicionador, máscaras e até mesmo leave-in muito próximo ao couro cabeludo: restrinja o uso destes produtos ao comprimento e pontas.

  2. 2

    Invista em uma hidratação generosa pelo menos uma vez durante a semana. O mercado apresenta inúmeras opções de máscaras de recuperação capilar com queratina, manteiga de karité e óleo de argan que garantem brilho, maciez e muito mais vida aos cabelos encaracolados. Se preferir, amasse 1/2 abacate, 1 clara de ovo e 1 ampola de vitamina A ou E e passe sobre todo o cabelo, evitando a raiz. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e enxágue em água morna.

  3. 3

    Evite lavar os cabelos em água muito quente, optando sempre pela água morna ou fria. O uso de secador também deve ser o mais restrito possível, de modo a manter os fios sempre saudáveis e sedosos. Se for optar pela escova progressiva, procure um profissional que seja reconhecido pela qualidade de seu trabalho e comece a usar produtos para os fios que não apresentem sal na formulação.

  4. 4

    Mantenha as pontas do cabelo sempre aparadas: o ideal é a realização de um corte a cada dois meses. Aproveite a visita ao salão de beleza para realizar uma hidratação ou queratinização profissional, mantendo o brilho dos fios.

  5. 5

    Se possível, evite a realização de tinturas. Opte por henna, banho de brilho, xampus tonalizantes ou chá de camomila (se o objetivo for clarear as madeixas). O excesso de química torna o cabelo ainda mais fraco e com tendência ao ressecamento.

  6. 6

    Capriche na alimentação: o consumo regular de frutas, verduras, fibras, legumes, alimentos ricos em vitamina A e E e proteínas ajuda a fortalecer os fios e deixá-los brilhantes e macios. Evitar o cigarro e o excesso de álcool é também extremamente importante para quem deseja possuir cabelos vistosos.

Dicas e AVISOS
  • Evite usar conjuntamente as ampolas de vitamina A e E pois o cabelo pode ficar muito oleoso.
Comentários
blog comments powered by Disqus