» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Cachoeiras em Minas Gerais

Cachoeiras em Minas Gerais

Galeria
Cachoeiras em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é bastante conhecido por sua grande beleza natural. Entre as diversas montanhas e a típica paisagem de cerrado que existe na região, brotam centenas de nascentes de rios, entre eles alguns dos principais rios brasileiros como o São Francisco, que nasce na região da Serra da Canastra e o Rio das Velhas, que nasce na região da cidade de Ouro Preto.

Devido a isso, o estado possui algumas das mais belas cachoeiras do país, sendo possível encontrá-las com facilidade nos municípios que do interior do estado e também na região metropolitana da capital Belo Horizonte.

Em algumas regiões, as quedas d’água podem chegar a dezenas de metros, como é o caso da cachoeira do Tabuleiro, localizada na região de Conceição do Mato Dentro, que possui uma queda com mais de 270 m, sendo considerada uma das mais altas do país.

Conheça agora, algumas das principais cachoeiras do estado, assim como as informações necessárias para encontrá-las.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Entre as principais cachoeiras do estado de Minas Gerais, não é possível deixar de citar a gigantesca Cachoeira do Tabuleiro. Localizada no pequeno distrito de Tabuleiro, na região de Conceição do Mato Dentro. Para se chegar até ela é necessário fazer uma caminhada com cerca de 1:30h de duração por dentro do Parque Natural Ribeirão do Campo.

    Porém todo esforço é recompensado quando se chega a cachoeira. Fora o principal destaque que é a queda d´água com 273m de altura, na parte inferior da cachoeira existe um grande poço rodeado de pedras gigantescas e um paredão incrível. O poço possui cerca de 18 metros de profundidade e as águas são frias devido a baixa incidência de raios solares no local.

    É interessante contratar um guia para se chegar ao local e aproveitar melhor o seu passeio.

  2. 2

    Para quem está próximo a capital Belo Horizonte, é possível encontrar excelentes opções de cachoeiras nas cidades próximas, como Rio Acima, na região metropolitana de BH. A cidade possui diversas cachoeiras em sua região, entre elas a cachoeira Chica Dona, uma das principais do local.

    Composta por uma queda d’água com cerca de 60 metros de altura, a beleza do local atrai a visita de muitos turistas em todas as épocas do ano. Na parte inferior da cachoeira existe um poço ideal para se dar um bom mergulho. A cachoeira fica localizada na divida dos municípios de Rio Acima e Itabirito, em Minas Gerais. Como fica localizada em uma propriedade particular (Condomínio Tangará), pode ser cobrada uma tarifa para ter acesso ao local.

  3. 3

    Outro local em que existem diversas cachoeiras em Minas Gerais é a região da Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Na região existem diversas quedas d´água e para se chegar até algumas delas é necessário contratar um guia local. Porém você pode aproveitar as cachoeiras Véu da Noiva e a Cachoeira Grande, que são as mais populares da região.

    A cachoeira Véu da Noiva fica localizada em um clube particular e conta com uma belíssima queda d’água e um grande paredão, com um visual de tirar o fôlego.

    Já a Cachoeira Grande possui uma queda menor, porém o grande volume de água a torna ideal para o banho, pois suas águas são bastante tranquilas em determinadas épocas do ano. Para se chegar a Santana do Riacho, basta seguir pela rodovia MG-010 a partir de Belo Horizonte, passando pelos municípios de Lagoa Santa e Jaboticatubas.

Comentários
blog comments powered by Disqus