» Hobby » Animais e Animais Domésticos » Cachorro shih tzu: saiba mais

Cachorro shih tzu: saiba mais

Galeria
Cachorro shih tzu: saiba mais

O cachorro Shih Tzu é considerado um cachorro de companhia, excelente para ter em casa, quer viva sozinho e pretenda uma companhia de quatro patas, quer viva com os seus filhos e pretenda arranjar-lhes um amigo. E não tem que se preocupar com o local onde vive já que estes bichinhos - que podem variar entre o preto, o marrom, o branco (mais populares) ou bicolor - se adaptam muito bem, quer na cidade, quer no campo.

Na cidade habituam-se facilmente aos barulhos intensos e ao estilo de vida que podem levar num apartamento. No campo, aproveitam para correr, embora, devido ao seu tamanho, fragilidade e ao fato de serem cães de companhia, devam ser mantidos em casa e apenas fazer os passeios na companhia do dono. Estes cachorros apresentam pelo longo e são de estatura pequena. Existe o Shih Tzu americano e o europeu, mas as diferenças são mínimas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os cachorros Shih Tzu vivem cerca de 12 a 16 anos. A sua ninhada pode variar entre 1 e 5 filhotes, embora a média seja 3. Podem chegar aos 28 centímetros e o seu peso varia entre os 5 e os 7 quilogramas, sendo o seu corpo compacto e ligeiramente comprido. Embora as suas cores possam variar, os Shih Tzu mais desejados são aqueles que apresentam a cauda e a testa brancas. No entanto, por baixo dos pelos sedosos, podemos encontrar uma boa estrutura óssea e muscular.

    O seu pelo é longo no topo e denso em baixo, o que, na idade adulta, lhes proporciona um aspecto bastante distinto. Apesar disto, o seu pelo quase não cai. O fato da sua cauda (curvada para cima) e a sua cabeça serem empinadas contribui para dar um ar bastante confiante a esta raça. Os seus olhos são grandes e arredondados, aspecto que transmite confiança e possível amizade. As orelhas, mal se vêem devido ao pelo liso que têm e que se estende até as suas patas da frente.

  2. 2

    Os Shih Tzus, apesar de serem alegres, extrovertidos e amantes da brincadeira, são também amantes de colo e de carinho. Andando sempre animados, são muito apegados à família e às crianças. No entanto são também muito teimosos, o que dificulta a tarefa de educar. Em termos de inteligência, estão no 70º lugar no ranking de inteligência canina. Além disto, são também ótimos cães de alarme, latindo quando assim acham necessário e facilmente se dão com outros animais.

  3. 3

    Esta raça, de origem Chinesa, tem o focinho achatado – cachorros braquicefálicos. Esta característica pode levar a deficiências respiratórias de graus moderados a graves, podendo passar entre roncos, apneia ou mesmo infecções respiratórias. O outro problema mais frequente nos Shih Tzu é a obesidade.

Comentários
blog comments powered by Disqus