» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Cadeia alimentar aquática: saiba mais

Cadeia alimentar aquática: saiba mais

Galeria
Cadeia alimentar aquática: saiba mais

A cadeia alimentar aquática se resume no processo de sobrevivência entre os animais aquáticos, ou seja, é uma relação de alimentação entre os seres vivos que demonstra que um depende do outro para continuar vivo. Vale lembrar que todos os seres vivos dependem de energia para que assim consigam sobreviver e, esta é obtida através dos alimentos que eles retiram do meio ambiente. Diante disso, podemos notar que há uma troca de energias e nutrientes consumidos por eles e sempre em um sentido de hierarquia entre os animais aquáticos. Para saber mais sobre o assunto leia abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Entre esses animais aquáticos não é possível informar de maneira certa onde começa e onde termina a cadeia alimentar, pois se trata de um sistema um pouco complexo. Mas, podemos dar um exemplo de cadeia alimentar aquática bem sucintamente onde prevalecem as algas, caramujos, insetos alados, larvas, peixes, mamíferos e aves aquáticas. Além disso, a cadeia alimentar é composta por produtores que são aqueles capazes de transformar energia solar em energia química, e os consumidores são os que se alimentam dos produtores, já os decompositores são responsáveis por reciclar a matéria orgânica e a decompõe em matéria inorgânica que logo depois será reaproveitada pelos produtores.

  2. 2

    É notável que a cadeia alimentar sempre está interligada com as três espécies de animais e que segue uma hierarquia entre eles. Diante disso, podemos destacar a importância de outra sistemática para cuidar disso, que é a teia alimentar cujo tem a finalidade de ligar as cadeias alimentares entre si, ou seja, existe um local denominado de ecossistema onde os seres vivos de diversas espécies habitam. No ecossistema os seres vivos poderão ser alimentados ou servir de alimentos para outros seres, pois lá se encontraram as três espécies já tratada aqui.

  3. 3

    Vale ressaltar que os animais aquáticos funcionam exatamente dessa forma na água onde habitam, uns serão alimentados e outros servirão de alimentos para animais mais fortes e hierarquicamente superiores a ele, além disso, a vida aquática não se difere da vida na terra, pois todos fazem parte da cadeia alimentar e são comandados por uma teia alimentar.
    Dessa maneira, podemos notar a grande importância de conhecer cada ser que vive na terra, seja ele mamífero, aves, répteis, peixes, anfíbios entre outros, mesmo porque o conhecimento de tal matéria nos leva a entender sobre coisas que talvez nem imaginaríamos que existissem, além disso, é sempre necessário prestar atenção em como funciona a vida animal.

Comentários
blog comments powered by Disqus