» Família » Cadeia alimentar e teia alimentar: saiba mais

Cadeia alimentar e teia alimentar: saiba mais

Galeria
Cadeia alimentar e teia alimentar: saiba mais

A cadeia alimentar consiste em uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobreviver, pois nesse sistema um animal de maior porte come um de menor e o ser humano come animais também para garantir a sua sobrevivência no mundo, tais como vaca, peixe, frango entre outros, em outras palavras, a cadeia alimentar é composta por produtores, consumidores e decompositores de um ecossistema. Já a teia alimentar diz respeito a um conjunto de cadeia alimentar entre si, que em regra é representada por um diagrama que aborda a relação dos organismos e do ecossistema. Segue mais informações logo abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A cadeia alimentar trata dos produtores que são aqueles seres autotróficos capazes de sintetizar matérias orgânicas e fixar energia luminosa na forma de energia química, e os consumidores são aqueles que se alimentam diretamente dos produtores que também podem ser denominados de herbívoros, já os decompositores são os seres vivos que se alimentam de matéria morta como bactérias e fungos. E para tratar desse conjunto de espécies que a cadeia alimentar abrange temos a teia alimentar que faz o papel de ligar todos esses seres vivos em uma rede alimentar, pois ela é capaz de mostrar a relação entre os organismos em um ecossistema.

  2. 2

    Vale ressaltar que um ecossistema é o local em que se desenvolvem relações mútuas entre todos os seres que ali habitam. Diante disso, podemos ver que vários grupos de seres vivos que exercem diversos papéis se misturam e formam uma grande rede alimentar. Nesse processo, os seres vivos poderão ser alimentos ou então se alimentar de outros seres para que assim possam garantir a sua própria sobrevivência no mundo e por tal circunstância que é denominado de teia alimentar.

  3. 3

    Dentro deste estudo podemos notar que ao longo da cadeia alimentar há uma grande troca de energia e de matéria orgânica, pois essa troca existente abrange algumas semelhanças, uma vez que sempre se realizam dos autotróficos para os níveis tróficos superiores e daí podemos ver que há uma hierarquia entre os seres vivos sempre do menor para o maior.
    Dessa forma, percebemos a grande interligação que existe entre a cadeia alimentar e a teia, pois cada uma tem um papel importante na vida dos seres vivos e vale lembrar que a energia dos seres vivos depende exclusivamente da energia solar que, tem o papel fundamental de mantê-los aquecidos tornando assim suas funções mais ágeis e sua vida prolongada.

Comentários
blog comments powered by Disqus