» Família » Família e Sociedade » Cadeia alimentar humana: saiba mais

Cadeia alimentar humana: saiba mais

Galeria
Cadeia alimentar humana: saiba mais

A cadeia alimentar basicamente consiste no ato de todos os seres humanos e seres vivos de se alimentar onde, ocorre que um depende do outro para garantir a sua própria sobrevivência, além disso, acaba sendo uma maneira de expressar as relações de alimentos entre organismos de ecossistemas, consumidores, produtores e decompositores. Para mais informações veja abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Dentro da cadeia alimentar há uma troca de energias e nutrientes sempre em um sentido de hierarquia como dos produtores aos consumidores. E em relação aos nutrientes, estes se fecham quando os mesmos retornam aos produtores onde acaba possibilitando pelos decompositores a transformação da matéria que fica no organismo de um cadáver em um ciclo de puro nutriente. Já em relação à energia, ocorre que ela é utilizada por todos os seres vivos para que assim, estes possam sustentar suas próprias funções, mas vale ressaltar que a energia não é reaproveitável como os nutrientes e que depende exclusivamente do sol.

  2. 2

    A posição dos ocupantes da cadeia alimentar sempre será em um sentido de hierarquia, onde se classifica com os produtores como plantas e algas, os consumidores como os animais e os decompositores como fungos e bactérias, mas claro cada um com uma função especifica.

    Devemos também mencionar sobre a importância da pirâmide alimentar que diz respeito à alimentação adequada a todo ser humano. No topo da pirâmide existem óleos e gorduras a serem consumidos no máximo de 1 a 2 porções e, do outro lado está os açúcares e doces que também devem ser consumidos na mesma quantidade. Já na segunda parte da pirâmide, existem as carnes e os ovos de 1 a 2 porções e, legumes de 1 porção. Na quarta parte prevalece leites e derivados 3 porções, frutas 3 a 5 porções e hortaliças 4 a 5 porções. E na base da pirâmide predomina os itens mais importantes como as massas, pães, cereais com porções de 5 a 9.

  3. 3

    Dessa forma, podemos notar que esses dois temas estão interligados, pois se trata de um conhecimento necessário para a sobrevivência dos seres vivos e os alimentos estão fortificando ainda mais o sistema de nutrientes, além disso, podemos destacar que a cadeia alimentar faz parte de um sistema de equilíbrio ambiental, pois o homem se comporta também como um animal onívoro, ou seja, se alimenta de plantas, carnes e peixes para manter sua própria sobrevivência e, isto também ocorre com os demais animais existentes na terra.

Comentários
blog comments powered by Disqus