» Família » Cadeia alimentar marinha: saiba mais

Cadeia alimentar marinha: saiba mais

Galeria
Cadeia alimentar marinha: saiba mais

A cadeia alimentar trata-se de uma mera sequência de seres vivos onde um depende do outro para garantir a sua própria sobrevivência e, diante disso, podemos notar que a cadeia alimentar marinha não se difere muito da comum, pois no ecossistema existe um fluxo de nutrientes e energias que parecem elos interligados e, dentro desses elos são incluídos os produtores, consumidores e decompositores, exatamente iguais a uma cadeia alimentar comum. Para mais informações leia abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Essa cadeia alimentar basicamente demonstra a relação alimentar entre animais e vegetais, ou seja, quem come quem para poder sobreviver. A matéria orgânica e a energia são transportadas através dessa cadeia, pois quando há uma relação de alimentação entre os seres vivos, estes estarão transferindo energia e matéria orgânica para dentro de seu próprio organismo.

    No que diz respeito à cadeia alimentar marinha assim como as demais, ela tem seu início com os autótrofos, que transformam a matéria inorgânica em tecidos orgânicos vivos e, na vida marinha podemos encontrar essa espécie nas microalgas que são formadoras do fitoplâncton. Além disso, podemos notar que através do consumo das microalgas, os consumidores primários deixam essa matéria para níveis mais altos da cadeia tais como os peixes, sardinhas entre outros.

  2. 2

    Vale ressaltar que todo esse processo ocorre porque os seres vivos consomem energia para sustentar os próprios processos bioquímicos de seus corpos para que possam realizar excreção, se produzir e se locomover tranquilamente e, também podemos considerar que parte dessa energia é perdida, pois a cada nível trófico e a quantidade desses é muito limitada. Contudo, muitos dos seres vivos acabam morrendo antes mesmo de serem consumidos por outros, isso porque, eles produzem muitas fezes e esse organismo morto dentro deles são decompostos pela bactéria onde acaba gerando a morte antecipada do próprio ser vivo.

  3. 3

    Dessa maneira, podemos notar que os produtores de uma cadeia alimentar marinha são aqueles que têm a mera capacidade de transformar matéria orgânica e fixar a energia luminosa sob a forma de energia química. Já os consumidores são aqueles do segundo nível trófico que se alimentam diretamente dos produtores. E, em relação aos decompositores cujo tem a finalidade de se alimentar de matéria morta e excrementos produzidos por outros níveis tróficos. Diante disso, o processo da cadeia alimentar é muito primordial para garantir a vida de outros seres marinhos mesmo porque há uma grande dependência entre eles, sendo assim é, portanto, algo inevitável de não ocorrer em qualquer cadeia alimentar.

Comentários
blog comments powered by Disqus