» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Cadeia alimentar terrestre

Cadeia alimentar terrestre

Galeria
Cadeia alimentar terrestre

É muito importante conhecer a natureza e o mundo animal para conhecermos a nós mesmos. A forma como os animais vivem, comportam e se alimente diz muito mais dos nossos próprios hábitos do que pensamos.



A cadeia alimentar terrestre é um número de seres vivos que se alimentam sequencialmente um dos outros. Ela faz parte do ecossistema e não pode ser quebrada e não podemos interferir nela. A cadeia alimentar faz parte da lei animal de sobrevivência.



Há a cadeia alimentar terrestre e aquática. A terrestre baseia-se em animais que vivem e alimentam-se de animais que habitam na terra.



Quer saber mais sobre a cadeia alimentar terrestre? Sigam as nossas explicações e tire algumas de suas dúvidas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A cadeia alimentar é organizada por uma pirâmide hierarquia de animais onde os mais fortes predominam sobre os mais fracos. Mas essa luta é pela sobrevivência e não é gratuita. Os animais tiram a vida um dos outros em busca da sua alimentação e para a reposição de sua energia diária.



    Há vários exemplos de cadeias alimentares terrestres. Cada uma impera a sua importância no meio ambiente e no equilíbrio de todo o ecossistema.



    Cada espécie dessa cadeia depende uma da outra, pelo que, se uma espécie é de algum modo extinta, as outras demais que alimentam-se dela não resistirão.

  2. 2

    A caça predatória, a poluição de mares e rios e o desmatamento das florestas tem enfraquecido o decorrer normal que as cadeias alimentares entre os animais exercem sobre o planeta Terra.



    Ela é dividida da seguinte forma: produtores primários (plantas) que servem de alimento, consumidores primários (herbívoros como os grilos ou gafanhotos) que alimentam-se da planta, consumidores secundários (carnívoros como o exemplo do rato) que alimenta-se do gafanhoto ou dos insectos, consumidores de 3º nível (também carnívoros como as cobras) que alimentam-se do rato e os consumidores de 4º nível (carnívoros como o gavião ou a águia) que alimentam-se da cobra.

  3. 3

    É muito difícil relatar com precisão onde começa e onde termina esse ciclo alimentar. Há muitos tipos de cadeia alimentar encontradas na terra e em planos vegetais.



    Nós sermos humanos também temos a nossa cadeia alimentar e mesmo que menor que as demais cadeias, de algum modo faz parte dessa natureza em que estamos inseridos. Por exemplo: quando comemos um bife bovino estamos comendo a carne do boi que alimentou-se do capim



    Por conseguinte, a cadeia alimentar define quem se alimenta de quem.

Comentários
blog comments powered by Disqus