» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Cadeia alimentar terrestre e aquática: saiba mais

Cadeia alimentar terrestre e aquática: saiba mais

Galeria
Cadeia alimentar terrestre e aquática: saiba mais

Os processos que ocorrem no meio ambiente, como a alimentação existente entre os seres vivos de comunidades diferenciadas é conhecido como cadeia alimentar.

Essa cadeia é a responsável por mostrar de maneira representativa que um ser vivo sempre dependerá de um outro para poder se alimentar.

A energia é a principal fonte para a manutenção de um ser vivo e essa somente pode ser adquirida através da alimentação que é encontrada no meio ambiente.

A cadeia alimentar tanto terrestre quanto aquática segue um ciclo comum onde um ser vivo recebe os nutrientes necessários e os repassa futuramente para outro ser vivo ou para própria natureza através da decomposição.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em qualquer que seja a cadeia alimentar quanto menor ela for maior será o aproveitamento de energia. A energia ao longo do tempo vai sendo perdida na forma de calor e por isso quanto menos seres vivos precisarem dessa energia melhor será.

  2. 2

    A cadeia alimentar terrestre é composta da seguinte escala: a folha de uma árvore é consumida por um gafanhoto, que por sua vez se tornará a refeição de uma ave, que será a alimentação de uma jaguatirica. Quando a jaguatirica decompõe ela se torna energia para os insetos que começam uma nova cadeia, sendo ingeridos por aves, cobras, e assim sucessivamente.

  3. 3

    O ciclo não para e não será findado uma vez que um ser vivo sempre precisará do nutriente disponibilizado pelo outro em forma de alimentação. No meio aquático a cadeia alimentar não possui diferenciação exceto pela alteração da espécie e dos nutrientes existentes em cada um.

  4. 4

    Na cadeia aquática um bom exemplo da cadeia alimentar pode ser iniciado pelas algas que são consumidas por caramujos e outros diversos peixes e larvas. Os peixes por sua vez se tornam alimento dos mamíferos voltando assim para a cadeia alimentar terrestre. No geral a cadeia alimentar é única e todos fazem parte desse ciclo / desenvolvimento.

  5. 5

    Não existe maneira precisa de se dizer onde exatamente se inicia e onde termina um ciclo. A única afirmativa possível de ser realizada é referente ao fato de que a cadeia alimentar é encontrada sempre no meio terrestre, aquático e também na suspensão vegetativa que é o que diz respeito às folhas, árvores, entre outros.

  6. 6

    Vale lembrar que todo ser vivo além do ar e da água necessitam também de minerais que somente são encontrados em algum ser vivo de espécie diferente da sua, por isso a cadeia alimentar é tão importante para manter o equilíbrio entre os seres.

Comentários
blog comments powered by Disqus