» Alimentos » Receitas » Caixas decoradas passo a passo

Caixas decoradas passo a passo

Galeria
Caixas decoradas passo a passo

Caixas podem ser muito mais que simples embalagens, as artesanais são capazes de se transformar no presente propriamente dito. Há centenas de idéias fáceis e bonitas para decorar caixas e combiná-las com os objetos que guardarão. Caixas de MDF são baratas e se pintadas ou cobertas com tecido agregam muito mais valor. Uma técnica descomplicada e que pode ser aplicada de diversas maneiras é a decoupage, ou decupagem em bom português. Consiste em basicamente fabricar peças artesanais colando imagens sobre elas.
Para aprender a fazer caixas decoradas passo a passo veja o guia abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Tinta a base de água
  • Verniz
  • Guardanapos e adesivos de decoupage
  • Pincel macio numero 12
  • Caixa de MDF
  1. 1

    Pinte as caixas de MDF da cor desejada. A pintura deve ficar uniforme e cobrir todos os lados da caixa. Lembre-se de pintar também o fundo da caixa e da tampa. Deixe secar.

  2. 2

    Destaque a folha de trás do guardanapo para decoupage, espalhe uma camada fina de cola sobre a tampa da caixa e fixe a imagem. Tenha cuidado, pois a folha é bem fina e se for manuseada com força pode rasgar. Coloque um plástico por cima da caixa e esfregue um pano sem muita força por cima. Na técnica com guardanapos é quase impossível que a imagem fique completamente lisa, mas ajeite as pequenas bolhas de ar que surgirem pressionando-as com o pano.

  3. 3

    Com um pincel macio passe verniz sobre toda a caixa e deixe secar. A camada deve ser fina e uniforme, não faça força sobre a superfície do guardanapo ou poderá rasgar.

  4. 4

    A decoupage pode ser feita com guardanapos, tecidos e decalques encontrados em lojas de artesanato. Recortar as bordas da imagem para que não fique sobrando para fora da caixa é uma boa idéia. Se quiser que a imagem cubra toda a parte de cima da caixa, cole deixando um folga e retire as sobras com a parte fina de uma lixa de unha. Se for usar a técnica nas laterais repita o processo com imagens separadas, nunca dobre o guardanapo para tentar cobrir outras partes da caixa.

  5. 5

    Para dar um bom acabamento pode usar verniz com glitter, ou um verniz craquelador que vai simular o efeito de rachadura sobre a caixa. Ambos podem ser encontrados em casas especializadas. Se for usar o craquelador passe tinta branca e só depois pinte da cor que tiver escolhido.

  6. 6

    Caixas podem ser decoradas de outras maneiras além da decoupage. Casas de artesanato vendem pequenas peças de madeira que podem ser pintadas e coladas sobre a caixa. Use uma cola própria, passe verniz e deixe secar. Aplicações de renda também ficam muito bonitas em caixas.

Dicas e AVISOS
  • Ao manusear o guardanapo mantenha as mãos limpas e secas
Comentários
blog comments powered by Disqus