» Saúde » Calculadora da ovulação: confira dicas

Calculadora da ovulação: confira dicas

Galeria
Calculadora da ovulação: confira dicas

Ovulação é o nome dado ao processo que ocorre quando o óvulo maduro é libertado pelo ovário. Através da trompa de falópio, este óvulo chega ao útero e fica pronto a ser fertilizado pelos espermatozódes. Se não houver fertilização, a mucosa que reveste as paredes uterinas é expelida. Esta é a fase da menstruação. Conhecer quando se inicia a ovulação é um fator importante para prevenir ou potenciar a gravidez.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando se dá a ovulação, normalmente, apenas um óvulo é libertado de cada vez. Este processo natural pode ser afetado pelo stress ou por doença, sendo ainda que algumas mulheres podem ter um pouco de sangue durante este período. Isto faz com que o processo possa ser controlado mas nunca cientificamente correto. O óvulo tem um período de vida curto, podendo sobreviver no máximo 72 horas. Isto faz com que após 24 horas após ser libertado, a probabilidade de ser fertilizado diminua drasticamente.

    Mesmo sem a ovulação, poderá ocorrer naturalmente a menstruação. Da mesma forma, a ovulação pode ocorrer mesmo que não tenha ocorrido menstruação. Isto faz com que, por vezes, se torne complicado saber se houve ou não fertilização. É aqui que é importante saber calcular os dias em que pode ocorrer ou não a ovulação.

  2. 2

    O ciclo menstrual, durante o qual ocorre a ovulação, começa a medir-se a partir do primeiro dia do período menstrual. Este ciclo pode durar de 28 a 30 dias. Nem todas as mulheres têm o mesmo tempo de ciclo e, além disso, a mesma mulher poderá ter tempos de ciclo diferentes a cada mês. Isto faz com que seja importante registrar os ciclos durante algum tempo antes de começar a fazer contas. Para calcular a ovulação, comece a contar a partir do dia no qual ocorreu o início do último período menstrual. Depois, conte 12 a 16 dias após o início desse período. A ovulação ocorre, na maioria das vezes, após o 11º ou o 12º dia após o período menstrual. Este é o período fértil, durante o qual se torna mais fácil a mulher engravidar.

  3. 3

    Por se tratar de um período em que é mais fácil a mulher engravidar, a altura da ovulação é fundamental. Por isso, tenha muita atenção ao calcular o seu período fértil. Não facilite nem salte etapas. Deverá registrar os seus ciclos durante 8 a 12 meses, para garantir que este período é o mais regular possível. Desta forma também vai ficar a conhecer que alterações podem ocorrer no seu corpo e, assim, contar com elas para prevenir ou garantir uma gravidez.

Comentários
blog comments powered by Disqus