» Saúde » Calculadora de dias férteis: confira dicas

Calculadora de dias férteis: confira dicas

Galeria
Calculadora de dias férteis: confira dicas

Conhecer como funciona o ciclo menstrual é fundamental para saber quando ocorrem os seus dias férteis. Neste período ocorrem algumas alterações no corpo da mulher. Deste modo, é importante reconhecer os sintomas para saber quando começa cada ciclo menstrual. Depois, é com base no início de cada ciclo que se calculam os dias férteis. Confira de seguida algumas dicas sobre o ciclo menstrual e aprenda a calcular os dias férteis.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A duração média de um ciclo menstrual é de 28 dias. No entanto, este ciclo pode variar de mulher para mulher e, tratando-se da mesma mulher, até de mês para mês. A primeira fase do ciclo menstrual, onde o ovo viaja desde os tubos de falópio até ao útero, pode variar entre 13 a 20 dias. O ciclo menstrual inicia-se quando ocorre pela primeira vez a menstruação. Os sintomas pré-menstruais mais comuns entre as mulheres são as dores de cabeça, alterações do humor, ansiedade, cansaço e indisposição.

  2. 2

    A menstruação ocorre depois, alguns dias depois destes sintomas iniciais, caso o ovo não tenha sido fecundado. Durante a menstruação, ocorre a perda de sangue vaginal. Esta perda de sangue dá-se durante um período que varia entre 3 a 8 dias. São comuns dores abdominais e os seis ficam sensíveis.

    Para ter um melhor controlo sobre o seu ciclo menstrual, e de modo a saber quais são os dias mais prováveis para o seu período fértil, é importante que comece desde cedo a tomar nota do tempo de duração de cada ciclo menstrual. Comece por apontar o dia em que ocorre uma menstruação. Depois, conte os dias até voltar a ocorrer a próxima. Registre este ciclo de 8 a 12 meses.

  3. 3

    Para conhecer o seu período fértil, deve procurar o menor ciclo menstrual. A este ciclo retire 18 dias. Por exemplo, se o ciclo menstrual mais curto for de 27 dias, deverá subtrair 18 a 27. O resultado, 9, marca o dia em que começa o seu período fértil. Para saber quando este termina, procure o ciclo mais longo. A este ciclo subtraia 11 dias. Mais uma vez, como exemplo de um ciclo de 30 dias, teríamos um resultado igual a 19. Isto significa que o seu período fértil terminaria ao 19º dia após a sua menstruação.
    Desta forma consegue identificar 10 dias em que estaria no seu período mais favorável para engravidar. Este método é eficaz, no entanto não é científico e pode sofrer ligeiras alterações.

Comentários
blog comments powered by Disqus