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Calorias dos alimentos: como descobrir

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Calorias dos alimentos: como descobrir

Todos os alimentos possuem calorias, uns com pouquíssimas e outros com calorias elevadas, essas calorias servem para dar energia ao corpo.

Para se descobrir as calorias dos alimentos basta ler os rótulos dos produtos, porque é obrigatório conter as informações nutricionais, dentre elas o valor energético do alimento.

Para os alimentos que compramos fora das embalagens como um pedaço de bolo ou torta, para sabermos a quantidade de calorias existentes é necessário pesquisar, pois vários livros e revistas fornecem as calorias de determinados alimentos.

Na classe dos alimentos menos calóricos estão as frutas, legumes e as verduras, já na classe dos mais calóricos estão as massas e os alimentos gordurosos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Há uma grande diferença entre as calorias fornecidas pelas massas e pelos alimentos que contêm grande quantidade de gordura.
    As calorias fornecidas pelas massas são facilmente gastas com atividades cotidianas ou na prática de exercícios, as dos alimentos gordurosos ficam acumuladas e se transformam em gordura localizada que é muito mais difícil de eliminer do organismo.
    Sem contar que gordura em excesso causa sérios problemas ao corpo humano além da obesidade, um mal que atinge uma grande porcentagem da população.

  2. 2

    As pessoas que têm uma vida mais agitada com maiores gastos de energia, como os atletas e trabalhadores braçais, necessitam ingerir alimentos que fornecem bastantes calorias para poder desempenhar as funções com eficiência, mas os sedentários ou pessoas que trabalham sentadas precisam tomar cuidado, pois não terão oportunidade de queimar essas calorias e provavelmente ganharão peso.

  3. 3

    Lista de alimentos com grande quantidade de calorias, em "Alimento" - "Quantidade" - "Caloria (Kcal)"

    Coca-Cola - 350 ml - 137
    Gatorade - 473 ml - 108
    Chocolate - 100 g - 485
    Bolacha recheada - 12 g - 80
    Algodão doce - 30 g - 100
    Bomba com recheio de creme - 120 g - 500
    Macarrão ao sugo - 200 g - 274

  4. 4

    Alimentos com pouca quantidade de calorias, em "Alimento" - "Quantidade" - "Caloria (Kcal)"

    Maçã - 130 g - 78
    Mamão - 100 g - 45
    Melão - 115 g - 28
    Alface - 1 folha - 1
    Agrião - 1 xícara - 10
    Abóbora cozida - 100 g - 40
    Acelga cozida - 200 g - 20

  5. 5

    Para fazer qualquer tipo de dieta é muito importante que procure um médico especialista para que ele passe as orientações devidamente corretas.

    No dia a dia para não correr o risco de excessos, dê preferência a pratos de saladas antes das refeições, na hora da sobremesa prefira uma fruta.

    Isso não quer dizer que nunca mais poderá comer aquela comidinha que lhe dá prazer, mas pode engordar, é justamente por isso que devemos moderar no dia a dia para poder de vez em quando sair da linha sem perder créditos.

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