» Casa » Design e Decoração Interior » Capa de almofada: confira dicas

Capa de almofada: confira dicas

Galeria
Capa de almofada: confira dicas

As capas de almofada podem mudar toda a cara da sua decoração. Mesmo se o sofá não estiver tão novo, você pode renová-lo com lindas capas para almofadas e deixá-lo muito mais moderno. Muitas lojas do ramo da decoração vendem capas, porém, você pode produzir suas próprias. Escolha um tecido que combine com a decoração da sua sala, com o seu sofá e com a textura dos tecidos. Veja o passo-a-passo, e deixe sua sala com outra cara!

Instruções

Coisas que você precisa

  • Zíper invisível
  • Tecidos
  • Almofadas
  • Giz branco
  • Fita métrica
  • Sabão de côco
  • Linha
  • Agulha
  1. 1

    Escolha cores diferentes do próprio sofá: a proposta é renovar o ambiente, formar uma paleta de cores interessante para repaginar o visual da sua sala. Caso o sofá seja marrom, preto ou cinza, dê preferência às cores: vinho, azul marinho, palha, bege ou salmão. Observe as cores também das paredes e veja qual cor vai bem com outra. Evite repetir cores, para que a decoração não fique antiquada. Prefira tecidos moles e macios, afinal, a almofada precisa ser bonita, mas também confortável.

  2. 2

    Com uma fita métrica, meça as proporções da almofada que você tem em seu sofá. Altura, largura e verifique se você vai preferir zíper ou costura. É recomendado que se use zíper para facilitar na hora de lavar as suas capas. Se possível, retire a capa atual da sua almofada, e use-a de modelo para o corte do tecido. Para facilitar o processo de molde, utilize um giz branco e alguns alfinetes.

  3. 3

    Corte o tecido, vire-o do avesso, e costure suas extremidades. Deixe uma extremidade aberta para costurar o zíper. O zíper invisível é sempre melhor: ele não compromete as cores da sua capa, e não fica evidente quando fechado. Ao costurar a capa, escolha linhas de cores harmoniosas ou iguais à estampa do tecido para que não fiquem destacadas.

  4. 4

    Antes de encapar suas almofadas, lave-as com sabão de coco. O sabão retira as sujeiras que ficaram com o tempo, evitando que as suas novas capas fiquem com mau cheiro. Deixe-as secando ao sol, até ficarem completamente secas. Lave também as novas capas com o sabão, para que o tecido fique livre da aspereza. Seque ao sol.

  5. 5

    Encape suas almofadas com as novas capas, e distribua igualmente pelo sofá. Se você escolheu cores diferentes, experimente misturá-las! As almofadas criam um ambiente muito aconchegante e são itens importantes da decoração.

Dicas e AVISOS
  • Se o seu sofá for de cor neutra, os tecidos estampados são uma ótima escolha!
Comentários
blog comments powered by Disqus