» Hobby » Feriados e Celebrações » Cardápio para ceia de Natal

Cardápio para ceia de Natal

Galeria
Cardápio para ceia de Natal

Com a aproximação do natal, muitas coisas precisam ser resolvidas: os presentes para os familiares, onde será a reunião da família este ano, quem se vestirá de papai-noel para animar a criançada... Não que a comida seja o mais importante, já que o que vale é o espírito natalino; mas uma das grandes preocupações de quem recebe os convidados no natal é: que cardápio escolherá para a ceia de Natal?

Não é uma escolha tão simples. Quando a família é grande, envolvem porções diferenciadas, gostos os mais diversos possíveis... Há quem goste do peru de natal, há os que preferem uma salada com frutas, uns bebem cerveja, outros preferem o vinho. Segue aqui uma dica de prato principal para deixar a noite de natal mais especial ainda, agradando a todos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 600g de postas de bacalhau demolhadas, 1 pimentão vermelho pequeno, 1 pimentão amarelo pequeno, 1 pimentão verde pequeno, 5 batatas, 3 tomates, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas, 2 ovos cozidos, ¾ de xícara de azeite, ½ de xícara de azeitonas pretas, 4 colheres (sopa) de salsa e cebolinha verde a gosto, Sal e pimenta-do-reino a gosto.
  1. 1

    Bacalhoada:

    Rende 4 porções; tempo de preparo: 60 minutos.

    Retire a pele do bacalhau e corte-o em postas menores. Cortem em rodelas, não muito finas, os pimentões. E, em rodelas um pouco mais grossas, a batata, o tomate, a cebola e os ovos. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio generoso de azeite e refogue a cebola por alguns minutos até ficar macia, mas ainda crocante. Retire-a da frigideira e reserve.

  2. 2

    Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite e arrume o bacalhau, lado a lado. Tampe e cozinhe por cerca de 5 minutos. Polvilhe com a metade da salsa e da cebolinha e reserve. Em um refratário retangular, bem untado com azeite, alterne camadas de batata, de pimentões, de tomate, de bacalhau, de cebola e de ovo.

  3. 3

    Após finalizar cada camada, regue-as com azeite e, se necessário, tempere com um pouco de sal e pimenta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado (180° C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que a batata fique macia. Retire o papel-alumínio, salpique o restante da salsa, distribua as azeitonas e volte ao forno por mais 10 minutos, até começar a dourar (não deixe secar). Sirva a seguir.

Dicas e AVISOS
  • Faça uma decoração como pede a data, com uma árvore de Natal, toalhas natalinas e uma mesa de frutas se possível.
Comentários
blog comments powered by Disqus