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Carteira de trabalho

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Carteira de trabalho

A carteira de trabalho é um documento importante para quem está em busca de emprego, foi criada com o objetivo de registrar a vida profissional do empregado e agrupar informações úteis que garantem o acesso aos principais direitos trabalhistas como: Seguro Desemprego, fundo de garantia por tempo de serviço, benefícios previdenciários e programa de integração social (PIS). Regulamentada em 1932, ela passou a ser obrigatória para as pessoas que estão em busca de emprego, pois é nela que o empregador deve registrar todos os dados da contratação.

Entretanto com a necessidade de evitar fraudes, a carteira de trabalho passou por modificações no ano de 2008. Desde então a aparência física da nova carteira é semelhante a um passaporte e ela passou a ser emitida com código de barras que permite a consulta a um banco de dados os principais registros da vida profissional do empregado. Sua emissão é gratuita e pode ser emitida por brasileiros e estrangeiros maiores de 14 anos, desde que apresentem as documentações necessárias. Veja abaixo como proceder para emitir a carteira.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Comprovante de residência;
  • Foto 3x4, idênticas, recentes e de fundo branco;
  • Certidão de casamento (para casados ou viúvos);
  • CPF;
  • Carteira de identidade;
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    Para a emissão da carteira é preciso se direcionar a um posto de atendimento responsável pela emissão do documento, tendo em mãos o original e a cópia dos documentos pessoais. O posto de atendimento pode ser o Ministério do Trabalho, as gerenciais (que são as antigas delegacias do trabalho), prefeituras em algumas cidades do interior ou sindicatos.

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    Apresente a documentação ao atendente, que irá avaliar se os documentos estão corretos. Caso esteja faltando algum documento o mesmo irá orientar.

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    Após a análise o atendente insere as informações pessoais no banco de dados, preenche os campos de identificação do da carteira. No entanto a entrega não é realizada na hora. Será realizado o agendamento para a entrega que pode ser de no máximo 15 dias após a apresentação da documentação.

Dicas e AVISOS
  • O Ministério do Trabalho efetua o cadastro do PIS/PASEP.
  • Menores de 14 anos devem ser acompanhados pelos pais ou representante legal.
  • Não faça nenhuma anotação, pois é de responsabilidade apenas do empregador, caso efetue anotações poderá ser considerado rasuras ou fraude.
  • Se a primeira via da carteira for danificada, ao emitir a segunda via leve a carteira danificada.
  • Para homens menores de 18 anos as empresas podem não efetuar a contratação devido a necessidade de apresentar o certificado de reservista.
  • Caso seja a emissão da segunda via é necessário apresentar o boletim de ocorrencia
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