» Dinheiro » Imóveis e Investimentos » Casas ecológicas

Casas ecológicas

Galeria
Casas ecológicas

No mundo contemporâneo a cada dia é mais comum à construção de casas a partir de técnicas que diminuam os impactos causados ao meio ambiente. Seja utilizando formas de energia ou materiais sustentáveis, tais construções recebem o nome de casas ecológicas.

No Brasil são inúmeros os projetos arquitetônicos de casas que levam em consideração tais requisitos, proporcionando aos seus proprietários além de economia, conforto e harmonia com o ecossistema.

Instruções
  1. 1

    Casas Ecológicas Como Fazer

    O passo inicial para a construção de uma casa ecológica consiste em contratar profissionais de engenharia ou arquitetura especializados neste tipo de edificação. No mercado há uma série de empresas que se dispõem a elaborar projetos desta natureza.

    Escolhido o profissional inicialmente será feito um levantamento das condições geológicas e topográficas do terreno a ser construído e das condições meteorológicas da região.

    Feito isto será elaborado um projeto no qual serão especificados os materiais a serem utilizados, as técnicas de construção e os mecanismos adicionais de sustentabilidade.

  2. 2

    Materiais Utilizados em Casas Ecológicas

    Entre os vários materiais ecologicamente corretos utilizados em uma casa ecológica está a cinza retirada de chaminés de indústrias que é reciclada e misturada ao concreto tornando-o mais resistente.

    O tijolo ecológico também é um dos materiais bastante utilizado em construções desta natureza, pois é feito a partir de materiais de construção recicláveis e através de uma metodologia que não necessita o seu cozimento em fornos, evitando a queima de madeira.

    Outro benefício do tijolo ecológico fica por conta de sua forma que possui furos capazes de facilitar a instalação hidráulica e elétrica, evitando os desperdícios tão comuns nas construções convencionais.

    Todo o madeiramento pode ser feito com madeira plástica: um material altamente resistente feito de restos de madeira triturada e plásticos reciclados, evitando a utilização de madeira retirada das florestas.

  3. 3

    Mecanismos de Sustentabilidade Utilizados em Casas Ecológicas

    Casas ecológicas necessitam ter em seu projeto mecanismos de sustentabilidade que as tornem autossuficientes, isto é, permitam a geração de seus próprios recursos energéticos.

    Dessa forma é imprescindível que uma construção ecologicamente correta tenha mecanismos de utilização racional da água, reaproveitando-a para lavagem de pisos, em jardins e banheiros.

    Um dos mecanismos para o uso racional da água bastante utilizado atualmente é o reaproveitamento da água da chuva que é colhida por intermédio de tubulações tratada e armazenada em tanques que abastecem vasos sanitários e torneiras para a utilização de limpezas.

    A energia solar que aproveita as radiações vindas do sol e a energia eólica, vinda dos ventos estão sendo muito utilizadas para gerar energia elétrica em construções ecologicamente corretas.

    Acessando o site http://www.revistalinhaecologica.com.br você obtém informações mais detalhadas a respeito deste assunto.

Comentários
blog comments powered by Disqus