» Casa » Design e Decoração Interior » Casas geminadas: Dicas

Casas geminadas: Dicas

Galeria
Casas geminadas: Dicas

Para quem deseja construí um imóvel, mas não pode investir muito dinheiro uma boa alternativa de construção é a casa geminada. Em uma casa geminada o estilo da arquitetura é o mesmo e se construí duas ou mais casas em um mesmo terreno sendo que as casas são ligadas por uma mesma parede e também podem ser ligadas por alguns cômodos em comum. O ideal é que esse tipo de construção seja feito com um amigo ou familiar, isso evita conflitos que dividir o espaço com uma pessoa desconhecida traria.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O termo “casa geminada” vem da palavra “gêmeos”, ou seja, são duas construções ligadas e completamente idênticas. Esse tipo de construção é muito usado em condomínios para aproveitar o máximo do espaço do terreno que for possível, mas também é usado em algumas cidades na construção de casas populares ou quando várias famílias vão morar em um mesmo terreno.

    O conceito de casa geminada pode ser aplicado tanto no sentido horizontal quanto no sentido vertical. No horizontal seria uma casa do lado da outra dividida por uma mesma parede e no vertical seria uma casa em cima da outra, como acontece com os apartamentos onde cada casa é independente da outras, mas tem a planta e a arquitetura idênticas.

  2. 2

    A estrutura das casas deve ser analisada por um engenheiro ou arquiteto, pois é necessário que seja segura e reforçada. O telhado das casas também devem ser pensados e construídos de maneira interligada, para isso é necessário pesquisar qual seria a caída da chuva e demais detalhes.

    Em geral, cada casa tem três quartos, cozinha, sala de jantar, sala de estar e um banheiro. Pode ter mais ou menos cômodos, tudo vai depender da disponibilidade financeira de cada um. A garagem terá o telhado em comum e pode ser separada por uma parede ou compartilhada entre as duas casas para economizar espaço e dinheiro.

  3. 3

    Outra característica desse tipo de construção é que a posição dos cômodos deve ser a mesma nas duas casas, pois o sistema hidráulico também é compartilhado.
    Ter o quintal compartilhado entre as duas famílias vai depender do acordo entre as duas. Em alguns casos é construída apenas uma lavanderia para as duas famílias visando economizar o espaço no terreno.

    É importante lembrar que esse tipo de construção só é vantajoso quando as duas famílias já têm afinidades entre si, isso evita brigas e futuros problemas que podem chegar até a justiça.

Comentários
blog comments powered by Disqus