» Alimentos » Comidas e Bebidas » Chá para Cistite Intersticial Receita

Chá para Cistite Intersticial Receita

Galeria
Chá para Cistite Intersticial Receita

Cistite intersticial é o termo usado para designar uma síndrome de dor crônica que afeta a bexiga urinária e as vias urinárias inferiores. A sua etiologia é relativamente desconhecida, sendo que se julga estarem implicados fatores psicossomáticos, relacionados com o stress, assim como fatores imunológicos, relacionados com o sistema imunitário dos indivíduos afetados.

A cistite intersticial afeta sobretudo mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. Os principais sintomas que caraterizam a doença são:

- Estrangeria, ou dor durante o esvaziamento da bexiga. A dor é sentida na zona pré-pubica, ou na região perineal e é acompanhada, muitas vezes por espasmos da uretra.

- Hematúria, ou presença de sangue na urina

- Poluiria, ou micção mais freqüente. Os indivíduos afetados pela cistite intersticial muitas vezes sentem vontade de urinar mais vezes que o normal, mesmo que depois façam apenas a eliminação de algumas gotas de urina.

O diagnóstico de cistite intersticial é difícil e muitas vezes baseia-se apenas nos sinais clínicos do paciente já que o resultado de exames clínicos ou laboratoriais é inconclusivo. Sendo que existe uma inflamação crônica da parede da bexiga, a endoscopia e a biopsia podem ser instrumentos de ajuda.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • folhas de pata de vaca
  • vasilha para ir ao lume
  • peneira de aço
  • xícara de chá
  1. 1

    Não existe também nenhum tratamento 100% eficaz para o tratamento da cistite intersticial. Para além de medicamentos específicos, os médicos aconselham um maneio dietético, orientado no sentido de evitar substâncias que possam ter efeito lesivo na parede na bexiga, tais como cafeína, tabaco, comidas picantes ou muito salgadas. Para além disso deve apostar na utilização, na sua dieta, de substâncias anti-oxidantes pois estas protegem o epitélio das membranas mucosas. Um exemplo dessas substâncias é a quercetina, presente por exemplo no chá de folhas pata-de-vaca.

  2. 2

    As folhas pata-de-vaca provêem de uma árvore chamada Bauhinia forticata, da família das leguminosas. Tradicionalmente, esta erva é usada para o tratamento da diabetes e da elefantíase. Contudo devido às suas características diuréticas, anti-oxidantes, anti-inflamatórias e calmantes é de utilidade no tratamento da cistite intersticial.

  3. 3

    Pode usar a folha colhida diretamente da árvore, ou preparados comerciais vendidos nas lojas especializadas ou ervanárias.

    Para a preparação chá a partir da folha colhida diretamente da árvore deve seguir os seguintes passos:

    - Lave bem a folha de pós e sujidade
    - Coloque a folha limpa numa vasilha com 2 xícaras de chá de água fria
    - Tape a vasilha e deixe ferver
    - Deixe esfriar e coe

    Beba 2 chávenas de chá por dia.
    Se utilizar uma preparação comercial deve seguir as instruções da embalagem.

Dicas e AVISOS
  • O chá de pata de vaca não deve ser usado por gestante ou mulheres em aleitamento sem supervisão médica
  • Se tiver a fazer outras medicação aconselhe-se junto ao seu médico para saber se pode tomar o chá
Comentários
blog comments powered by Disqus