» Tecnologia » Software » Como Abrir Arquivo XML no Notepad

Como Abrir Arquivo XML no Notepad

Galeria
Como Abrir Arquivo XML no Notepad

O arquivo XML apesar de ser um arquivo bem estruturado, que foi desenvolvido à fim de agilizar o processo de troca de informações no ambiente web assim como a sua execução em diversos ambientes (sistemas operacionais diversos) sem qualquer restrição, não é muito complexa a visualização de sua estrutura.

Apesar do aplicativo Notepad ou Bloco de Notas ser simples, com ele é possível editar ou visualzar arquivos batch (programa em lote criado através o prompt de comando, antes conhecido como o famoso Ms-Dos), páginas web e os arquivos XML.
XML é uma extensão de arquivo que possui uma estrutura criada à partir de uma raiz (root) e que segue o padrão do formato html onde é necessário possuir um início e um fim em cada uma de suas sintaxe.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Bloco de notas (Notepad)
  1. 1

    Neste artigo será utilizado um arquivo de exemplo com o nome de meuarquivoXML, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Abrir com.

  2. 2

    Agora selecione o Bloco de notas e clique com o botão esquerdo do mouse.

  3. 3

    O arquivo xml é exibido dentro do bloco de notas, observe que possui uma grande quantidade de linhas, chega até ser bagunçado e confuso.

  4. 4

    Visualizar arquivos xml através do aplicativo Bloco de notas é tarefa fácil. Complexo seria se o artigo fosse voltado para a criação deste arquivo, pois apesar de existir alguns aplicativos como o pacote Office 2007 onde é possível salvar alguns arquivos gerados em Word ou Excel no formato de dados xml, algumas vezes é necessário a intervenção de alguém para configurar algumas particularidades que muitas vezes os assistentes dos aplicativos não geram.

Dicas e AVISOS
  • Se você deseja aperfeiçoar seus conhecimentos referente à linguagem XML é necessário bastante estudo e treino, uma indicação é o site http://www.w3schools.com/ que possui uma série de scripts de diversas linguagens de programação, além de exercicios para prática, tudo online. O único problema é que o site está todo em inglês.
  • O xml é utilizado largamente principalmente em transações de compra e venda, por lojas virtuais e órgãos governamentais que de certa forma integraram sistemas a fim de controlar de uma maneira mais eficiente se empresas tributam seus impostos e geram notas fiscais de acordo com as leis governamentais
  • Quando realizar compras online fique atento se o mecanismo do site da loja virtual processa uma nota fiscal através de um arquivo xml, isso atualmente por lei é de obrigação pela empresa prestadora do produto ou serviço.
Comentários
blog comments powered by Disqus