» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como abrir uma empresa em portugal

Como abrir uma empresa em portugal

Galeria
Como abrir uma empresa em portugal

No atual clima de instabilidade económica, e com a taxa de desemprego a crescer, a criação de uma empresa própria poderá ser uma alternativa viável! A legislação em vigor e as novas ferramentas para a constituição de empresas a operar em Portugal permitem, de forma fácil e sem grandes burocracias, que o sonho seja possível!

Instruções

Coisas que você precisa

  • IPJ – instituto português da juventude
  • IEFP – instituto emprego e formação profissional
  • IAPMEI – instituto de apoio às pequenas e médias empresas
  1. 1

    A criação de uma empresa deve obedecer a um plano estruturado e linear. Deste ponto de vista é importante que defina à priori:

    - Qual é o tipo de negócio que pretende criar? – baseie-se nas suas capacidades e objectivos individuais mas também num estudo de mercado. Este permite-lhe obter uma visão abrangente do mercado em que irá competir, o tipo de produto ou serviços mais rentáveis e sustentáveis, custos e rendimentos previstos, assim como os principais concorrentes já existentes.

  2. 2

    De que tipo de apoios ou financiamento pode usufruir? – a não ser que disponha de capital próprio, esta questão é uma das mais importantes a considerar. Em Portugal existem vários programas de incentivo e apoio à criação da própria empresa, como é o caso do programa FINICIA (através do IAPMEI), ou FINICIA jovem (para indivíduos com menos de 35 anos, e em parceria com o IPJ). Também pode pedir apoio ao IEFP, caso esteja desempregado, ou seja um jovem à procura do primeiro emprego.

  3. 3

    Que tipo de empresa pretende constituir ? – a título individual (sociedade unipessoal), ou em sociedade (sociedade por quotas ou sociedade anónima).

  4. 4

    Após ter chegado à resposta para estas três importantes questões, pode constituir a sua nova empresa. Atualmente o processo é bastante simples e rápido, e pode, inclusive ser efetuado através da internet, através da Empresa Online ou Empresa na Hora. O registo de sociedades pode ser também efetuado presencialmente através de um dos 214 balcões existentes por todo o país ou nas Conservatórias do Registo Comercial.

    Os documentos que deve, obrigatoriamente apresentar são:

    - número de identificação fiscal
    - bilhete de identidade ou Cartão do Cidadão

    Ou, sendo uma sociedade, deverá apresentar:
    - o número de identificação fiscal da empresa
    - data em que foi oficializada a constituição da sociedade

Dicas e AVISOS
  • Peça assessoria para estudo de mercado, planificação e gestoria da sua empresa junto às instituições que lhe irão fornecer ajuda económica
  • Aposte na sua formação contínua. Para prevalecer, tem de se manter actualizado em relação aos seus produtos ou serviços!
  • Dê formação especifica a quem trabalhe ao seu lado - têm de garantir a qualidade do atendimento na sua empresa!
Comentários
blog comments powered by Disqus