» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como abrir uma empresa no brasil

Como abrir uma empresa no brasil

Galeria
Como abrir uma empresa no brasil

Começar o seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas que possuem um espírito empreendedor e querem trabalhar por si mesmos. Porém muitos não sabem quais são os passos que devem ser seguidos para se alcançar o sonho de ter a própria empresa.

No Brasil é necessário fazer o registro de sua empresa na Junta Comercial de sua cidade, além de registrar o seu CNPJ que será a certidão de nascimento de sua empresa. Você também precisará de um alvará de funcionamento para que sua empresa possa exercer as atividades para o qual foi aberta. Tudo isto visa impedir o funcionamento de empresas ilegais que fornecem produtos e serviços sem uma garantia de qualidade.

Apesar de burocrático, o processo pode ser feito por qualquer pessoa, mas se você não tem tempo para procurar os órgãos competentes, poderá solicitar a um contador para que o faça por você, porém você deve sempre acompanhar de perto o processo para não ter problemas.

Para começar a abrir a sua empresa basta seguir as orientações abaixo.

Instruções
  1. 1

    Monte o contrato social de sua futura empresa. Ele deverá conter todos os dados do proprietário ou dos sócios e também a descrição completa das atividades que serão executadas.

  2. 2

    Vá até a Junta Comercial de seu município com o contrato social de sua empresa para dar início ao processo. Devem ser apresentados todos os documentos do proprietário e/ou dos sócios para que sua empresa seja registrada na Junta.

  3. 3

    Procure a Receita Federal para fazer o registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de sua empresa. Este é um dos documentos mais importantes para o seu negócio, pois através dele a empresa define perante o governo quais serão as atividades executadas e que servirão de base para os cálculos dos impostos e a fiscalização.

  4. 4

    Procure a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA) de seu município para registrar a Inscrição Estadual de seu negócio. Para empresas que trabalham com produtos a Inscrição Estadual é obrigatória, porém se sua empresa trabalha com prestação de serviços, poderá realizara a inscrição como “Isento”.

  5. 5

    Por último você precisará de um alvará de funcionamento, para obtê-lo, procure a prefeitura de sua cidade. É este documento que irá autorizar o funcionamento de sua empresa, portanto é fundamental registrá-lo. Também através dele serão cobrados os impostos em âmbito municipal. Após concluir estas etapas sua empresa já estará legalizada e você poderá começar a exercer suas atividades!

Comentários
blog comments powered by Disqus