» Dinheiro » Negócios » Como abrir uma microempresa

Como abrir uma microempresa

Galeria
Como abrir uma microempresa

Ter o próprio negócio e conquistar a independência financeira é o sonho de muita gente. Abrir a própria empresa é a oportunidade de ganhar mais do que se ganharia trabalhado para outra pessoa e ainda fazer o que gosta. Hoje em dia está mais fácil abrir uma microempresa, embora ainda se exija muitos processos burocráticos. Aqui você vai aprender o passo a passa para abrir a sua microempresa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é fazer um plano de negócio. Muitas empresas falam logo no começo por falta de pesquisa e estratégias de administração. Pare para pensar o que sua empresa tem para oferecer que é diferente das outras empresas do mesmo segmento, avalie se você pode ser o melhor e conquistar a clientela. Não tenha medo de visitar a concorrência e levantar dados. O seu negócio deve atender a um público que as grandes empresas ainda não atendem ou cobram muito mais caro pelo mesmo serviço. Esteja atento ao local que você abrirá a microempresa, as vezes pagar o aluguel barato de um espaço afastado acaba saindo mais caro que locar um lugar na região central e estar mais perto do cliente. Pense qual o objetivo da empresa a médio e longo prazo, detalhe o plano de negócio com base nisso.

  2. 2

    Com a empresa estruturada no papel é hora de correr atrás dos trâmites legais e por vezes burocráticos. A primeira coisa é procurar a Junta Comercial da sua cidade. Lá será feito o primeiro registro da empresa, ou seja, é a “certidão de nascimento” da sua empresa. Caso o proprietário da empresa seja pessoa jurídica, o registro deve ser feito no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

  3. 3

    Para fazer esse registro na Junta Comercial o dono da empresa precisa apresentar o Contrato Social em três vias, o RG e o CPF de cada envolvido, a Ficha de Cadastro Nacional e posteriormente o comprovante de pagamento das taxas. O Contrato Social serve para detalhar o negócio em caso de sociedade; é nele que fica esclarecido os direitos e deveres de cada parte. Após entregar esses documentos será feito o Nire (Número de Identificação do Registro da Empresa).

  4. 4

    Depois de emitir o Nire, o empresário precisa fazer o CNPJ. O registro do CNPJ só pode ser feito na internet através do site da Receita Federal. Na homepage irão aparecer todos os documentos necessários para essa operação, os quais podem ser enviados por Correio ou entregues pessoalmente na Receita Federal.

  5. 5

    Depois de emitir o CNPJ você deve procurar a prefeitura da sua cidade e solicitar o alvará de funcionamento.

Comentários
blog comments powered by Disqus