» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como Abrir Uma Pequena Empresa com CNPJ

Como Abrir Uma Pequena Empresa com CNPJ

Galeria
Como Abrir Uma Pequena Empresa com CNPJ

Se você possui o desejo de abrir uma pequena empresa deverá ficar atento a algumas questões burocráticas para o registro de seu negócio. Um dos passos essenciais para que sua empresa possa funcionar é possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), porém não basta apenas possuir o documento para começar a prestar os seus serviços e/ou comercializar os seus produtos, é preciso seguir alguns passos para conseguir toda a documentação necessária como o alvará de funcionamento e os registros municipais.

Porém não fique assustado! Apesar de burocrático, este processo pode ser muito simples, porém você precisará dedicar tempo para cumprir todas as etapas. Você também poderá contar com um contador que já conhece todo o processo e poderá auxiliá-lo caso tenha alguma dúvida.

Para dar início ao processo de abertura de sua pequena empresa siga as orientações abaixo.

Instruções
  1. 1

    Primeiramente você precisará elaborar o contrato social de sua empresa. Nele deverá conter todos os dados do proprietário e/ou dos sócios. Você também precisará descrever as atividades que serão executadas por sua empresa, nesta etapa você poderá contar com os serviços de um contador que poderá auxiliá-lo na confecção de seu contrato.

  2. 2

    Em seguida procure a Junta Comercial da cidade onde deseja abrir a sua empresa. Tenha em mãos o contrato social de sua empresa para dar início ao processo. Devem ser apresentados todos os documentos do proprietário e/ou dos sócios para que sua empresa possa ser registrada.

  3. 3

    Vá até a Receita Federal para fazer o registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de sua empresa. Este é um dos documentos mais importantes para o seu negócio, pois através dele a empresa define perante o governo quais serão as atividades executadas e que servirão de base para os cálculos dos impostos e a fiscalização.

  4. 4

    Entre em contato com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA) do município para registrar a Inscrição Estadual de seu negócio. Para empresas que trabalham com produtos a Inscrição Estadual é obrigatória, porém se sua empresa trabalha com prestação de serviços, poderá realizar a inscrição como “Isento”.

  5. 5

    Por último você precisará de um alvará de funcionamento, para obtê-lo, procure a prefeitura de sua cidade. É este documento que irá autorizar o funcionamento de sua empresa, portanto é fundamental registrá-lo. Também através dele serão cobrados os impostos em âmbito municipal. Após concluir estas etapas sua empresa já estará legalizada e você poderá começar a exercer suas atividades!

Dicas e AVISOS
  • Nunca abra uma empresa sem a documentação necessária, além de poder lhe causar prejuízos, você poderá ser multado e sua empresa poderá ser fechada pelo governo.
Comentários
blog comments powered by Disqus