» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como Abrir Uma Pequena Empresa Sebrae

Como Abrir Uma Pequena Empresa Sebrae

Galeria
Como Abrir Uma Pequena Empresa Sebrae

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) auxilia diariamente milhares de novos empreendedores que desejam abrir o seu próprio negócio. Seja através de cursos, palestras ou consultorias, o SEBRAE atua diretamente no auxílio ao empreendedor individual na definição do plano de negócios, área de atuação da empresa e todos os outros requisitos para que a sua empresa tenha sucesso.

Porém para começar uma empresa existem outras etapas que devem ser feitas pelo proprietário e/ou sócios como o registro da empresa nos órgãos competentes. Mas felizmente você também poderá contar com o SEBRAE nesta etapa através das consultorias que são realizadas presencialmente em qualquer unidade de atendimento.
Para você que deseja iniciar sua empresa, esteja atento aos pontos abaixo.

Instruções
  1. 1

    Procure o SEBRAE de sua localidade para se informar sobre os procedimentos de abertura de novas empresas e também para se capacitar como empreendedor individual. São oferecidos vários cursos de capacitação em gestão de negócios que certamente farão a diferença para a sua empresa. Não deixe de aproveitar o auxílio prestado pelos consultores do SEBRAE para tirar todas as suas dúvidas nos processos de abertura da sua pequena empresa.

  2. 2

    Em seguida procure a Junta Comercial do município onde será instalada a sua empresa para fazer o registro. Neste momento você precisará ter o contrato social de sua empresa em mãos com todos os dados do proprietário e/ou sócios. O SEBRAE também poderá auxiliá-lo na confecção deste documento tão importante através do auxilio dos consultores.

  3. 3

    Procure a Receita Federal para obter o CNPJ de sua nova empresa, este documento é muito importante, pois nele irá constar a relação de todas as atividades prestadas pela sua empresa que servirá como base para a cobrança de tributos federais e estaduais. O número deste documento deverá constar em todas as notas fiscais emitidas por sua empresa.

  4. 4

    Procure a Secretaria da Fazenda do município para obter a sua Inscrição Estadual. Caso a sua empresa seja uma prestadora de serviços, você poderá inscrever-se como “isento”, porém se você for fabricar algum produto deverá cadastrar-se obrigatoriamente.

  5. 5

    Por último procure a prefeitura de sua cidade para obter o alvará de funcionamento de sua empresa. Este é o último documento necessário e também é o que permite que a sua empresa comece a exercer as suas atividades. Uma empresa que funcione sem o alvará pode ser multada e ter as suas atividades suspensas até que o documento seja obtido. Conte com o SEBRAE para auxiliá-lo em todas as etapas e também após a abertura de sua empresa.

Comentários
blog comments powered by Disqus