» Saúde » Saúde Mental » Como acabar com a ansiedade

Como acabar com a ansiedade

Galeria
Como acabar com a ansiedade

A ansiedade é inerente a toda e qualquer situação de stress. Não há indivíduo que nunca tenha sofrido uma crise ou quadro de ansiedade, principalmente quando diante de situações novas e inesperadas, como durante uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público. Esta é a ansiedade fisiológica ou natural, que se caracteriza por um período transitório, ou seja, está presente durante a situação de stress e logo depois desaparece. Preocupante é a ansiedade patológica, que apresenta-se constante e como um entrave à vida normal do indivíduo, sendo um das formas mais comuns de sofrimento mental da atualidade. Saiba como evitá-la e as formas de tratamento mais eficazes para esse mal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A ansiedade patológica pode ser evitada e tratada sem a necessidade de tratamentos invasivos. O primeiro passo é contar com o apoio incondicional da família e dos amigos. Deve-se compreender o estado e todo o sofrimento que aflige o paciente ansioso. É de extrema importância que a família saiba ouvir os anseios do paciente e tentar compreendê-lo, oferecendo meios e sugestões para os problemas reais ou imaginários vividos pelo doente. Uma alternativa que é bastante efetiva é levar o paciente a reuniões de grupos de combate à ansiedade: nestes ambientes é possível conviver e visualizar como a doença pode se tornar um entrave à vida social e ao bem estar de uma pessoa. Os resultados para esta espécie de terapia em grupo são surpreendentes e surgem em pouquíssimo tempo.

  2. 2

    O paciente pode optar também por uma terapia individualizada, com o apoio de um psicólogo, em sessões semanais. Em que pese tal parte do tratamento ser um momento só do paciente, a família deve procurar sempre incentivar o encontro do ansioso com o psicólogo e elogiar os avanços positivos da terapia.

  3. 3

    O ansioso deve ser estimulado a praticar esportes ou atividades artísticas. Se for familiar ou amigo de um paciente que sofre de transtorno de ansiedade, convide-o para caminhadas ou para visitar uma exposição de arte, uma ida ao teatro, cinema ou espetáculo de dança. O contato com a natureza é também altamente recomendado: se possível, leve o paciente para um passeio na praia ou na montanha. Neste último caso, incentive um passeio a cavalo. A terapia com equinos é cientificamente comprovada como extremamente benéfica no tratamento de várias doenças.

  4. 4

    Caso o paciente encontre-se em um estágio avançado de ansiedade, é necessário tratar também os sintomas físicos, como taquicardia, aumento da pressão arterial. Neste caso, o ideal é procurar auxílio de um profissional da psiquiatria que encaminhe o doente às demais especialidades médicas.

Dicas e AVISOS
  • Pacientes ansiosos devem ser estimulados a abandonar o cigarro e o álcool.
Comentários
blog comments powered by Disqus