» Casa » Manutenção Doméstica » Como acabar com mofo em tecidos

Como acabar com mofo em tecidos

Galeria
Como acabar com mofo em tecidos

O mofo arruina a matéria orgânica e tende a crescer em áreas com excesso de umidade, tais como porões, casas de banho, quartos, lavanderia ou sótãos. Se você armazenou tecido em porões ou sótãos, é possível que o mofo comece a surgir sobre ele. O mofo pode também crescer em cobertores ou móveis estofados. Não use alvejante à base de produtos químicos para remover o mofo de tecidos, pois isso irá mudar a cor e pode danificar permanentemente a textura do tecido. Em vez disso, use detergentes suaves e métodos de limpeza. Veja como:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Escove tanto mofo quanto possível e coloque tudo em uma lata de lixo.

  2. 2

    Coloque o tecido e sua quantidade normal de detergente para a roupa em uma máquina de lavar roupa e regule o programa em um ciclo de lavagem quente. O detergente para a roupa vai ajudar a remover os fungos e todos os pontos que eles deixaram sobre o tecido, e o calor vai eliminar o mofo.

  3. 3

    Retire o tecido no final do ciclo de lavagem e verifique se tem manchas.

  4. 4

    Pendure o tecido para secar ao sol se as manchas ainda forem visíveis. Se as manchas sumiram, coloque o tecido na máquina de secar e regule-a para a configuração mais quente que o seu tecido pode aguentar (verifique a etiqueta do fabricante). Não coloque tecido manchado no secador, pois isso poderia ajudar a definir ainda mais a mancha e torná-la permanente.

  5. 5

    Adicione suco de limão, apenas o suficiente para 1 colher de sopa. Use sal para fazer uma pasta grossa.

  6. 6

    Aplique a pasta sobre a mancha de mofo com um pano limpo. Esfregue suavemente com o pano para ajudar a soltar a mancha.

  7. 7

    Lave a área completamente com água limpa e seque-o na máquina de secar.

  8. 8

    Para estofos em tecido, escove o mofo com uma escova dura e remova tanto quanto possível.

  9. 9

    Adicione 1 colher de sopa de detergente de lavar louça para 1 xícara de água em um balde pequeno. Misture a solução vigorosamente para formar uma quantidade generosa de espuma.

  10. 10

    Aplica-se apenas a espuma sobre a mancha de mofo no estofamento com uma esponja limpa e seca.


  11. 11

    Esfregue a espuma na mancha para soltá-la e seque a área cuidadosamente com um pano limpo. Depois, se possível, deixe exposto à luz solar para que o calor elimine qualquer vestígio menos visível.

Comentários
blog comments powered by Disqus