» Casa » Manutenção Doméstica » Como acabar com o mofo no armário

Como acabar com o mofo no armário

Galeria
Como acabar com o mofo no armário

O mofo, também conhecido como bolor, é uma espécie de fungo filamentoso que se desenvolve em qualquer matéria orgânica, os mesmos possuem uma grande capacidade de decompor a matéria orgânica.

Um dos tipos mais comum em nosso cotidiano é o mofo de pão. Assim como a grande maioria dos mofos, o mofo de pão possuí uma característica parecida com a do algodão.

Alguns dos tipos de mofos são perigosos a saúde do homem, como é o caso do mofo de pão e de muitos outros produtos alimentícios. E isto acontece, pois eles estragam e apodrecem os alimentos. Quando se come qualquer alimento (pão, fruta, legume, entre outros) é sempre importante verificar se o mesmo não está mofado, e caso esteja, deve-se jogar o alimento imediatamente no lixo.

Existem dentre as muitas espécies de mofo algumas que são úteis aos seres humanos. Como exemplo podemos citar os mofos da espécie penicillium, estes mofos servem para os profissionais da biologia como base para a produção de antibióticos, a chamada penicilina, usada para combater alguns tipos de doenças.
Outras espécies de mofos também são usados na produção de alguns tipos de queijos, como o gorgonzola.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Colher
  • Luvas
  • Flanela
  • Vasilha plástica
  1. 1

    O processo de higienização para acabar com o mofo em armários é muito simples, e não requer nenhum tipo de habilidade específica.

    Produtos necessários:

    - 1 litro de água

    - 2 colheres de vinagre

    - 3 flanelas

    - 1 par de luvas

    - Álcool

    - Giz branco escolar

  2. 2

    Em uma vasilha plástica misture a água com o vinagre, e espere 5 minutos. Enquanto espera, coloque as luvas e umedeça a primeira flanela com álcool e passe por todo interior do armário.

  3. 3

    Após, umedeça a segunda flanela com a mistura de água e vinagre e passe também por todo interior do armário, depois com a terceira flanela retire qualquer excesso de água que tenha ficado dentro do armário.

  4. 4

    Deixe o armário com as portas abertas por 30 minutos para ventilar. Passado os 30 minutos distribua os gizes por todo armário, ele retém a umidade.

Dicas e AVISOS
  • Retire os gizes 1 vez por semana e coloque-os no sol para que possam evaporar a umidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus