» Casa » Manutenção Doméstica » Como acabar com o mofo no guarda-roupa

Como acabar com o mofo no guarda-roupa

Galeria
Como acabar com o mofo no guarda-roupa

Você foi tirar aquela roupa que fazia tempo que você não usava do guarda-roupa e quando percebeu, ela estava com mau cheiro e ainda cheia de pintinhas...
Isso é mofo! Ou... Bolor! E agora, como acabar com eles? O que fazer quando o seu guarda roupa fica com mofo e acaba passando para as suas roupas?
O mofo é causado por fungos que crescem em condições propícias a isso, como locais úmidos e sem ventilação. E é muito comum em cantos da casa, assim como armários e guarda-roupas.
Acabar com os locais onde os fungos se proliferam em alguns casos é impossível, porque dependendo do lugar, mesmo abrindo todas as janelas e deixando o ar entrar, às vezes a circulação de ar não chega a alguns cantos, continuando úmidos.
Então se não for possível acabar com a umidade, saiba que existem alguns métodos caseiros para acabar com o mofo, principalmente no guarda-roupa, nesse artigo vamos lhe dar algumas dicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O ideal para não juntar mofo no seu guarda-roupa é sempre que possível deixar as portas abertas para deixar as roupas “respirarem”. Mas se isso não for possível, siga algumas dicas para fazer boa parte da umidade acumulada ser direcionada para algum recipiente.
    Existem produtos no mercado que são específicos para remover a umidade, são os chamados “antimofo”, que são fáceis de usar, é só abrir e colocar dentro do guarda-roupa, depois que o recipiente estiver cheio de água, é só trocar por outro novo.
    Mas existem soluções caseiras também, como giz para quadro negro. O giz absorve muita água, então é só colocar vários pedaços espalhados pelo guarda-roupa e trocá-los periodicamente. E para atenuar o cheiro de mofo dentro do armário, é só espalhar cravos-da-índia.
    Outra dica: Coloque em um recipiente giz, arroz, sal, carbonato de cálcio, amido de milho, algodão e papel picado, e tampe esse recipiente com filtro para pó de café. Todos esses produtos vão atrair a água para dentro do pote. Trocando a solução com periodicidade, conseguirá remover uma grande parte da umidade.
    É claro que essas medidas são preventivas, mas se nesse momento seu armário já está tomado pelos mofos, para a limpeza também temos algumas dicas valiosas:
    - Tire todas as roupas do armário;
    - Passe o aspirador de pó onde estiver mofado para retirar todo aquele “pozinho” do mofo;
    - Umedeça um pano em água sanitária e passe em toda a área onde tiver mofo. Isso vai servir para matar os fungos;
    - Deixe seu armário vazio e com todas as portas e gavetas abertas durante um dia inteiro para secar completamente;
    E antes de guardar as roupas, verifique uma a uma para ver se não tem bolor em alguma delas, para evitar que novo foco de fungo se instale na madeira.
    E se alguma roupa já estiver com mancha de mofo? Também temos dicas para removê-las, segue:
    Molhe a mancha com leite e deixe exposto ao sol até o secar, se necessário repita a operação. Se o tecido for branco, pode substituir o leite por suco de limão. Depois, lave com água e sabão e pendure num cabide para secar ao sol.
    Algumas manchas de mofo são mais difíceis de sair (pintinhas pretas), nesses casos, deixe a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada ate que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, coloque sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.
    Lembre-se de remover sempre a umidade de dentro de casa, deixando o ar circular e o sol entrar sempre que possível.

Comentários
blog comments powered by Disqus