» Dinheiro » Leis e Normas » Como acompanhar um processo

Como acompanhar um processo

Galeria
Como acompanhar um processo

Existem duas formas de se acompanhar um processo: indo até o fórum onde o processo se encontra e examiná-lo ou então pela internet, através dos sites dos Tribunais de Justiças dos estados.

Pela internet, você tem acesso aos andamentos do processo e também aos principais despachos e expedientes do processo.

Já quando for necessário ir até o fórum verificar o processo, você vai ter acesso ao processo inteiro, com todas as petições e despachos relativos a ele.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para verificar um processo no fórum, é necessário o número do processo para se dirigir a uma das secretarias do fórum e pegar o processo para análise.

    Vale lembrar que caso não seja advogado, você só poderá ver o processo caso seja parte nele. Caso contrário, precisará de um advogado para ver o processo para você.

    Você só poderá analisar o processo na secretaria, não podendo levá-lo para casa. Isso somente quem pode fazer é o advogado da causa. Se quiser analisar o processo com mais calma, peça ao seu advogado para retirar o processo para você.

  2. 2

    Para ter acesso aos andamentos processuais através da internet é muito simples.

    Primeiramente, acesse o site do tribunal de justiça do seu estado.

    Normalmente, os sites dos tribunais de justiça são compostos de www. + tj + sigla do seu estado +.jus.br ou www. + tj + sigla do seu estado + .gov.br.

    Abaixo seguem alguns exemplos de sites dos tribunais de justiça de alguns estados:

    Minas Gerais: www.tjmg.jus.br
    São Paulo: www.tjsp.jus.br
    Bahia: www.tjba.jus.br

    Caso o processo esteja tramitando perante a justiça federal, é só procurar em algum site de busca o site da Justiça Federal de sua região e assim realizar a busca igualmente como ocorre na justiça estadual.

  3. 3

    Após acessar o site, entre em "Consultar andamento processual".

    Lá, você deve escolher a comarca que deseja fazer a consulta.

    Depois você vai precisar digitar o número do processo, ou o nome de uma das partes ou então o número da OAB do advogado de uma das partes.

    Clique em consultar, e assim aparecerão todos os andamentos do processo escolhido, desde que o mesmo foi distribuído no fórum.

    Nos andamentos você vai ter acesso ao nome das partes, audiências realizadas, data de audiências a serem realizadas, advogados das partes e alguns despachos e expedientes dados pelo juiz da causa.

    Se o processo estiver correndo sob segredo de justiça, você só conseguirá ter acesso aos seus andamentos através do número do processo ou da OAB do advogado.

Comentários
blog comments powered by Disqus