» Dinheiro » Leis e Normas » Como acompanhar um processo pela internet

Como acompanhar um processo pela internet

Galeria
Como acompanhar um processo pela internet

Antigamente, para poder saber o que estava ocorrendo em algum processo, era necessário se deslocar até o fórum para averiguar os autos.

E muitas vezes isso fazia com que o interessado tivesse uma grande perda de tempo, devido a dificuldade e distância que tinha que percorrer até chegar ao local.

Porém, hoje em dia ficou fácil seguir os andamentos de quaisquer processos. E para isso basta se conectar na internet e seguir alguns passos bem simples.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para acompanhar os andamentos de uma processo, primeiramente deve-se acessar o site do Tribunal de justiça do estado em que o processo está tramitando.

    Abaixo segue alguns exemplos do site do Tribunal de Justiça de alguns estados:

    Minas Gerais, o site é www.tjmg.jus.br;

    São Paulo: www.tjsp.jus.br

    Rio de Janeiro: www.tj.rj.gov.br

    Bahia: www5.tjba.jus.br

    Caso não saiba o site do Tribunal de Justiça de seu Estado, é só entrar em algum site de busca e digitar "tribunal de justiça" e o nome de seu estado.

  2. 2

    Ao entrar no site do tribunal de Justiça, você encontrará uma aba específica para consulta de processos.

    Lá, você deverá primeiramente inserir a comarca onde o processo está correndo, ou seja, a cidade onde o processo está.

    Após deve-se inserir o número do processo, ou caso não se tenha esse conhecimento, o processo pode ser procurado pelo nome das partes ou até mesmo através do nome ou da OAB do advogado da causa.

  3. 3

    Depois de feita a busca, ficará disponível o procurado, ou então, caso o mesmo tenha sido procurado através do nome de uma das partes, aparecerão todos os processos em que esta pessoa possui naquela comarca.

    Clique no link do processo escolhido e então você poderá tomar conhecimento de todos os andamentos deste processo, desde a sua distribuição até as últimas movimentações.

    Você também poderá averiguar qual é o advogado de ambas as partes, saber o valor da causa, além de tomar ciência de alguns despachos proferidos pelo juiz da causa.

    Outro dado que também é disponibilizado através da internet é a data das audiências do processo escolhido.

  4. 4

    Caso o processo esteja tramitando perante a Justiça Federal, é só entrar no site da Justiça Federal da sua região e seguir os mesmos passos, ou seja, acessar "Consulta processual", e pesquisar o processo desejado através do número ou então do nome de uma das partes. Após é só consultar os dados e os andamentos do processo, que se encontram disponíveis de forma simples e acessível a toda a população.

Comentários
blog comments powered by Disqus