» Dinheiro » Negócios » Como administrar uma empresa passo a passo

Como administrar uma empresa passo a passo

Galeria
Como administrar uma empresa passo a passo

Administrar uma empresa requer um pouco de tempo investido para que você possa analisar e decidir aquilo que é melhor para a empresa e para recrutar as melhores pessoas para lhe ajudar nessa tarefa. Também é necessário uma planilha que contenha todas as funções, materiais necessários para cumprir as metas e divisão de tarefas de acordo com cada setor.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Formação da Equipe

    O primeiro e grande passo para se ter uma empresa é formar uma equipe que seja de sua total confiança. Essas pessoas devem ter boas qualidades e serem de confiança, pois é a elas que você delegará boa parte das funções da empresa. Procure pessoas que tenham as seguintes qualificações gerais:

    - Visionário
    - Liderança
    - Boa Comunicação

    Visionário é aquele que consegue pensar a longo prazo e que projeta para frente. A boa qualidade que pessoas assim possuem é a de saber identificar aquilo que falta no mercado e que pode vir a ser um sucesso em pouco tempo e com base nisso conseguem agir para sair na frente dos demais. Steve Jobs é um bom exemplo de visionário.
    A capacidade de saber para qual caminho se deve conduzir a equipe também é importante e a boa comunicação para passar as informações de forma clara para que não exista erros de comunicação.

  2. 2

    Objetivos, Cargos e Função

    Essa primeira equipe será a base para se formar as demais, mas antes disso é necessário ter um planilha com objetivos e funções que a empresa precisa para chegar ao próximo nível. Você deverá analisar quais são as necessidades da empresa, veja as informações:

    - Local de Trabalho
    - Materiais de Escritório
    - Recursos Humanos
    - Recursos Administrativos
    - Funcionários (Nível Operacional, Intermediário e Institucional)

    É claro que há modelos de negócios que não precisam de tudo que está na lista, mas para decidir isso você deverá fazer um estudo completo do seu negócio.

  3. 3

    Divisão de Tarefas e Gerenciamento

    Depois você deverá delegar a cada um sua função e cada chefe deverá ter uma equipe para comandar. Eles serão responsáveis por acompanhar o desenvolvimento produtivo na equipe, mas eles também devem ter alguém que os supervisionem, veja como funciona a hierarquia em uma empresa:

    Nível Institucional
    - É o nível mais elevado de uma empresa, constituída por presidente, diretores e executivos acionistas. Eles são os responsáveis por definirem os objetivos, tomam decisões, entre outras funções.

    Nível Intermediário
    - Estes são os responsáveis para estabelecer a comunicação entre o nível operacional e o institucional, alimentando planilhas e fazendo acompanhamento e monitorando os funcionários do nível operacional.

    Nível Operacional
    - É composta pelos funcionários que executam as tarefas básicas dentro de uma empresa, eles são responsáveis pelo atendimento ao cliente, operam máquinas e equipamentos, instalações, montagem de produtos etc.

Comentários
blog comments powered by Disqus