» Dinheiro » Negócios » Como administrar uma micro empresa

Como administrar uma micro empresa

Galeria
Como administrar uma micro empresa

Administrar uma microempresa é muito mais do que conhecer o seu produto, ter experiência em sua área de atuação. É preciso ter habilidade para administrar a sua empresa e gerenciar todas as questões relacionadas mas, nada disso irá acontecer com um planejamento falho e vulnerável á imprevistos.
Veja os passos seguintes e conheça mais como administrar uma microempresa.

Instruções
  1. 1

    Planejar a sua micro empresa é o primeiro passo para ter sucesso e rentabilidade, cerca de 7 em cada dez micro empresas não sobrevivem ao primeiro ano de existência. O principal motivo é por falta de planejamento, o micro empresário falha ao lidar com desafios que requerem mais planejamento, pouco a pouco os obstáculos vão debilitando a saúde financeira até que a empresa “vai a lona”.

  2. 2

    Faça um planejamento financeiro da sua empresa, inclua tudo que esteja relacionado e tenha relatórios e toda ferramenta de escritório para auxiliar nessa etapa. Tenha ferramentas para medir o desempenho da sua empresa, tenha um fluxo de caixa bem estruturado, gerenciamento do que entra e sai de dinheiro da sua empresa, os números serão muitos reveladores e lhe dará uma ótima visão panorâmica do seu negócio.

  3. 3

    Tenha a mente aberta ás mudanças, no cenário dos negócios são várias as interferências que afetam o seu desempenho, sejam elas internas ou externas. Para os possíveis imprevistos tenha um planejamento de contingência, a dica é estar preparado para o pior possível mesmo que a chance seja remota.

  4. 4

    Administre a concorrência e as questões relacionadas com elas, raras são as empresas que tiveram sucesso ao trabalhar sem monitorar a concorrência e ter vantagens em relação á ela. O valor do seu preço de venda, por exemplo, pode ser o fator decisivo no faturamento mensal e anual de sua empresa.

  5. 5

    Entenda como o mercado funciona e quais as suas tendências, seus concorrentes podem estar levando vantagem em relação á isso comparado a sua empresa. O mercado poderá mudar com fatos do cotidiano, como por exemplo, o aumento do salário mínimo que terá consequências profundas na decisão de compras dos seus consumidores, assim como, por exemplo, o aumento de imposto ou a redução de IPI dos produtos.

  6. 6

    Seja inteligente, adquira mais conhecimento como gerenciar o seu negócio e tenha mente aberta, uma das dicas é obter apoio do Sebrae onde há vários cursos em vários temas. Outra vantagem do Sebrae é a consultoria que poderá obter e esclarecer assuntos específicos sobre as questões relacionadas com a sua empresa.

Comentários
blog comments powered by Disqus