» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como administrar uma pequena empresa

Como administrar uma pequena empresa

Galeria
Como administrar uma pequena empresa

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Estes dados aparecem em diversos estudos e relatórios feitos tanto por instituições nacionais quanto também feito por instituições internacionais. Um dos grandes motivos é que o Brasileiros trabalha muito para os outros e acaba recebendo pouco em contrapartida por este trabalho.

Então, os brasileiros pensam em abrir os seus próprios negócios para assim conseguir ganhar mais. Mas se enganam aqueles que ao abrir uma empresa o trabalho diminui. Muito pelo contrário, o trabalho para os donos apenas aumenta. E muitos negócios nos seus primeiros cinco anos.

Então, para não deixar a sua pequena empresa morrer na praia, confira algumas dicas para administrar melhor sua pequena empresa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de mais nada, é preciso fazer um planejamento do seu negócio. Muitas pessoas pensam que planejamento é apenas para empresas de grande porte, mas qualquer negócio, por mais pequeno que ele possa aparecer, ele precisa de um planejamento estratégico.

    Para fazer um bom planejamento estratégico, o empresário deve fazer uma boa pesquisa de campo, analisando o seu próprio negócio em relação a comunidade que está a sua volta. Por exemplo, é preciso conhecer o público alvo do negócio, quem são seus concorrentes, que serão os seus fornecedores, dentre outras informações.

  2. 2

    Uma segunda dica para quem está querendo administrar sua pequena empresa com mais eficiência é buscar sempre a inovação através de melhorias continuas no processo.

    Pode parecer complicado, mas na prática basta que se tenha pleno conhecimento de todas as etapas do negócio e pensar de que forma aqueles procedimentos poderiam ser melhorados. Por exemplo, se você abriu uma padaria e faz pão de hora em hora, mas percebeu que em determinado período da tarde os clientes não costumam frequentar o local, talvez seja melhor concentrar a produção dos horários de maior movimento.

  3. 3

    Outro passo fundamental para se administrar uma pequena empresa, é o controle rígido do desempenho. Muitos empresários, especialmente os pequenos, acabam ficando com medo dos números de suas próprias empresas e acabam fugindo deles. Com certeza não é a melhor forma de administrar um pequeno negócio.

    É preciso ficar atentos ao fluxo de caixa, ficar atento a quanto se esta gastando com fornecedores e outros serviços necessários para o funcionamento de seu negócio, e também a produtividade dos funcionários. Ou seja, o empresário precisa estar sempre de olho nos negócios para que não se pego por alguma surpresa.

    Fique sempre de olho nos números!

Comentários
blog comments powered by Disqus