» Hobby » Artes e Entretenimento » Como afinar a voz

Como afinar a voz

Galeria
Como afinar a voz

A afinação de voz é tudo quando falamos de canto, através da pressão e do tom correto, distribuídos de forma correta, as cordas vocais irão trabalhar adequadamente. A afinação é regulada por movimentos delicados das caixas torácicas, e para isso devemos observar uma série de fatores, como respiração, articulação, percepção, técnica e interpretação.
A voz é como um instrumento, e necessita ser trabalhada e afinada. Poucos tem o dom de cantar naturalmente, mas para aqueles que tem a vontade e a disposição de aprender existem as técnicas e métodos para se cantar bem.
O primeiro requisito para se cantar bem é conseguindo controlar a sua voz e mantendo ela afinada, para isso vamos lhe ajudar dando um passo a passo de como afinar a sua voz.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Se possível tenha um instrumento musical em mãos.
  1. 1

    Observe a sua postura corporal. Distribua o peso do corpo entre os dois pés, mantenha os ombros relaxados e os joelhos levemente flexionados.

  2. 2

    Alinhe também o seu pescoço com o restante do corpo, mantendo-o relaxado.

  3. 3

    Mantenha as articulações livres de tensão, pois do contrário o cantor terá problemas na emissão das palavras e no controle da voz.

  4. 4

    Agora vejamos a respiração, pois essa é a base de toda a técnica de canto e está diretamente ligada a afinação da voz. Inspire pelo nariz rapidamente e solte pela boca suavemente, faço 10 repetições deste exercício.

  5. 5

    Chegamos ao momento de afinar a voz, se possível faça com o acompanhamento de um instrumento, o melhor é o piano, mas também pode ser feito com o violão.

  6. 6

    Vá cantando todas as notas musicais nos tons altos e também nos baixos, até conseguir alcança-los sem distorcer a voz. Não force além do que a sua voz é capaz. Pratique por 15 minutos.

  7. 7

    Para finalizar massageie bem o pescoço com a ponta dos seus dedos, sempre dando batidinhas leves. Vibre a língua e lábios. Boceje e suspire. O exercício está finalizado.

Dicas e AVISOS
  • Nunca esqueça de fazer os exercícios de relaxamento após a afinação e repouse sua voz para não força-la além do necessário e recomendado.
  • Não force sua voz de forma que se torne desconfortável cantar, uma lesão nas cordas vocais pode ser grave e lhe impossibilitar de cantar novamente, procure sempre a sua zona de conforto ao escolher uma música para seu repertório.
  • Sempre faça um aquecimento antes de iniciar os exercícios de afinação, é importante para a preservação das cordas vocais.
Comentários
blog comments powered by Disqus