» Hobby » Como Afinar um Violino

Como Afinar um Violino

Galeria
Cuide bem de seu Violino!

Tocar violino é uma grande arte. Uma arte que exige muita atenção e dedicação de quem se dispõe a tocá-lo. O violino é um instrumento musical delicado que emite notas estridentes e agudas. Os instrumentos musicais da família do violino emitem sons que são comparados ao de um soprano, ou da voz humana. O encordamento utilizado no instrumento pode suavizar o som emitido, deixando-o menos agudo e mais aveludado. A ação de fricção por um arco de madeira sobre as cordas é que produz o som brilhante deste extraordinário instrumento.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    O violino teve sua origem na Itália, por volta do século XVI. É um instrumento riquíssimo em sonoridade e está presente nas melhores orquestras do mundo. Para o artista que quiser ter o seu próprio violino, alguns cuidados devem ser adotados para aumentar a vida útil do instrumento. Ao manuseá-lo, é muito importante estar com as mãos limpas. O instrumento também deve ser limpo sempre, com a ajuda apenas de uma flanela seca. O pó pode influenciar negativamente no desempenho do instrumento. Mantenha-o protegido da luz do sol e calor, evitando assim, que a madeira trinque ou descole. E o mais importante: afrouxe as cerdas do arco antes de guardar. Assim, a curvatura do arco permanece ao longo do uso, garantindo a sonoridade adequada.

  2. 2

    Para praticar, é necessário ter o instrumento afinado. É desestimulante tocar um instrumento sem a afinação adequada. Para realizar a afinação, existem até mesmo softwares que auxiliam nessa tarefa. Acessando o software online, o artista poderá usar os recursos de seu próprio computador para obter uma correta afinação de seu instrumento.

  3. 3

    Com uma corda do instrumento completamente desafinada, a técnica é segurar o violino em pé sobre suas pernas. Segurando o instrumento com uma das mãos firmemente, use a outra mão para afinar a corda frouxa. Nessa posição, o artista terá maior segurança para aplicar a força necessária para realizar a afinação. Para realizar uma microafinação em seu violino, faça-o com ele deitado sobre o seu colo. Atenção para evitar quedas, pois uma queda poderá danificá-lo gravemente. Nessa posição, o afinador terá maior controle e acesso aos microafinadores que ficam na parte onde saem as cordas. Violinistas profissionais atribuem o sucesso do desempenho de seu instrumento ao conhecimento que o artista tem do som de cada corda. Antes de afinar o violino, aprimore-se em afinar o ouvido. Na hora de afinar, também é importante evitar esticar demais a corda para que ela não se rompa.

Comentários
blog comments powered by Disqus