» Família » Como Ajudar um Deprimido

Como Ajudar um Deprimido

Galeria
Como ajudar um deprimido

A depressão afeta homens e mulheres independente da idade. A doença deixa a pessoa estagnada, não permitindo que ela encontre forças para viver seu quotidiano.
Uma pessoa deprimida sempre pensa que a vida não faz sentido, por isso ela passa a maior parte do tempo em uma profunda tristeza.
Podemos de ter casos de depressão em nossa família, em nosso circulo de amizades ou no trabalho. É preciso que saibamos lidar com uma pessoa deprimida.
Confira alguns conselhos de como ajudar um deprimido.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tente conhecer o máximo sobre a doença, desta maneira, você poderá compreender exatamente o que um deprimido está passando.
    Para saber mais sobre a doença, acompanhe o deprimido em suas visitas ao médico, participe de fóruns virtuais e leia tudo o que puder.
    Uma das peculiaridades da depressão é que ela pode demorar bastante tempo para ir embora. Não basta apenas tomar um remédio para que aconteça a cura.
    O processo de cura da depressão requer um longo acompanhamento médico, psicológico e acima de tudo emocional. Por isso é importante que você sempre esteja ao lado do deprimido para conversar e ajudar.

  2. 2

    Você deve ter compreensão e carinho para cuidar de uma pessoa deprimida. Sempre seja empática, seja bom ouvinte e dê muitos abraços. Quando perceber que algo está errado, pergunte onde você pode ajudar.
    Faça um plano junto com a pessoa deprimida para que vocês possam entender melhor a doença. Neste plano, identifique quais são os fatos que pioram o estado de humor do deprimido, quais são as atividades que deixa ele feliz, o que ele gosta de fazer e que sentimento isso traz. Colocar tudo isso no papel irá ajudá-lo a identificar o melhor caminho para ajudar o deprimido.

  3. 3

    Um bom remédio para a depressão é a diversão. Faça o possível para divertir um deprimido, vale até contar piadas. No fim de semana, leve ele para programas com seus amigos. Pode ser um happy hour, um barzinho ou casa de show.
    O importante é você integrar o deprimido na roda. Sempre puxe a conversa para o lado dele, não o deixe ficar disperso.
    Simples tarefas diárias do dia a dia podem ser um grande tédio para um deprimido. Seja arrumar a cama ou fazer comida, para a pessoa deprimida isso é fonte de stress. Nesse ponto, você deve se oferecer para ajudá-la nessas tarefas. Com isso, a pessoa deprimida ficará mais aliviada e menos estressada.

Comentários
blog comments powered by Disqus