» Família » Família e Sociedade » Como alfabetizar

Como alfabetizar

Galeria
Como alfabetizar

A alfabetização é o processo realizado para que as pessoas aprendam o alfabeto e a maneira correta de utilizar dos símbolos linguísticos. É também o processo em que o indivíduo começa a entender a gramática e realizar interpretações, esse processo deve ocorrer logo nos primeiros anos de uma criança.

Acontece que nos dias de hoje ainda encontramos muitos adultos que não foram alfabetizados. Isso acontece em sua maioria, devido a grande falta de instrução dos pais, ou até mesmo devido a falta de condição financeira para que possam estudar seus filhos.

A maioria desses adultos, que hoje são conhecidos como pessoa iletradas, precisaram trabalhar durante toda a sua infância, não tendo assim tempo para se dedicar aos estudos. Veja nos passos abaixo como é possível realizar a alfabetização de crianças, jovens e até mesmo de adultos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Hoje a alfabetização é realizada a partir dos 6 anos de idade, assim que a criança sai da pré escola. É importante lembrar que a alfabetização é algo contínuo, que vem sendo realizado e aperfeiçoado a cada novo momento da vida do aluno. Portanto vale ressaltar que a tarefa de alfabetizar não é responsabilidade apenas dos professores que trabalham em séries inicias, mas sim de todos aqueles que fazem parte do ciclo de formação do aluno.

  2. 2

    Para iniciar o processo de alfabetização, antes de tudo é necessário que o próprio professor acredite que todos os alunos que ali estão, são capazes de ser alfabetizados. Uma boa maneira de alfabetizar, é praticar diariamente a leitura para os alunos, fazendo com que eles se interessem pelas letras e palavras e queiram descobrir cada vez mais sobre elas.

  3. 3

    A escola deve garantir aos alunos algumas práticas de manuseio de revistas, jornais e até mesmo correspondências. Esse tipo de ação faz com que a criança comece a ter interesse pelo alfabeto. Pedir para que as crianças escrevam, mesmo que ainda não conheçam as letras formalmente é um grande passo para a alfabetização. Nesses momentos, pequenos rabiscos serão apresentados e é o momento em que o professor deverá usar de sua intervenção para aprimorar a escrita.

  4. 4

    Mostrar as crianças as letras e quais os seus nomes são passos fundamentais nesse período. A criança ao identificar as letras já poderá distinguir sobre o que está estudando e sobre a importância do seu estudo. Os pequenos também podem ser alfabetizados, mas o professor deve ter ciência de que forçar a criança a aprender e a sobrecarregar de informações não é a melhor opção para o seu desenvolvimento.

  5. 5

    Para os menores a alfabetização através de jogos e brincadeiras lúdicas é sempre uma boa opção para mantê-los atentos e interessados em seu desenvolvimento. Lembre-se sempre de levar novas atividades diariamente, e que elas contenham sempre imagens para chamar a atenção das crianças às letras que vão conhecer.

Comentários
blog comments powered by Disqus