» Família » Família e Sociedade » Como alfabetizar adultos

Como alfabetizar adultos

Galeria
Como alfabetizar adultos

A alfabetização no mundo de hoje se tornou um ponto que sempre tem sido trabalhado por diversos setores sociais. Isso tanto no que diz respeito a órgãos governamentais como a instituições sem ligação com os mesmos. Existem, por exemplo, diversos tipos de programas que foram criados com o fim único de alfabetizar adultos. E é claro que como em qualquer outro nível de ensinamento este não poderia deixar de ter complicações. Um dos motivos para isso é a experiência de vida e a fase em que se encontram. Por isso o processo para alfabetizar adultos também teve que sofrer certas adaptações ao longo do tempo.

Uma sala com pessoas adultas prontas para serem alfabetizadas de maneira alguma é possui um nível geral de aprendizado igual. Podemos compará-la até mesmo com uma classe de alunos do ensino fundamental. Cada um vai levar para a sala de aula sua cultura, sua personalidade e suas convicções pessoais. Deve-se levar em consideração no processo de alfabetização de adultos outro fator que geralmente é pouco comentado: O fato de que o cérebro dos mesmos não está em processo de desenvolvimento e que por isso mesmo não está tão aberto a certos aspectos do ensino.

Para se alfabetizar adultos também é preciso levar em consideração que técnicas já existentes não são leis imutáveis. E como não são poderão sofrer alterações conforme o caso. Ao contrário do que se imagina não é porque se trata de adultos que determinadas etapas deverão ser “puladas”. Na realidade a experiência tem mostrado exatamente o contrário: Quanto mais as etapas do processo de alfabetização são trabalhadas melhor tem sido o resultado.

Tal como em qualquer outro nível de ensino deve-se separar o que tem aspecto introdutório do que não o tem. E obviamente identificar maneiras de se aplicar um e outro sem que venha haver um grande estranhamento por parte dos alunos. Além disso, é muito importante que as pessoas que estão em sendo alfabetizadas sintam que o que estão aprendendo é realmente correlacionado com sua vida cotidiana.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Material didático apropriado
  1. 1

    Para se ter sucesso em relação a como alfabetizar adultos é preciso que o interessado em transmitir os ensinamentos tenha um conhecimento mais aprofundado a respeito dos processos que envolvem o mesmo.

  2. 2

    Identifique as necessidades principais da classe a ser alfabetizada bem como suas principais características e dificuldades.Trabalhe o material a ser usado de maneira que faça sentido tanto em termos de linguagem como em vivência para a mesma.

  3. 3

    Desenvolva a interação dos alunos de maneira que os mesmo coloquem o raciocínio em desenvolvimento. Estude as melhores maneiras de se passar de uma etapa para outra sem que haja abismos ou lapsos de ensino.

Dicas e AVISOS
  • A utilização de exercícios que façam uso de imagens auxilia no desenvolvimento do raciocínio.
  • Aulas monótonas de alfabetização geralmente trazem menos resultados. Buscar maneiras de aprimorar esse aspecto deve ser sempre uma constante.
Comentários
blog comments powered by Disqus