» Família » Família e Sociedade » Como alfabetizar letrando

Como alfabetizar letrando

Galeria
Como alfabetizar letrando

Mais do que ensinar a ler e escrever, letrar uma pessoa é permitir que ela possa compreender o mundo através da leitura e da escrita. Desta forma, o letrando não apenas decora as letras e o som que existe ao juntá-las, como também se apropria dessas ferramentas de comunicação para interagir com os demais.

Em geral, o processo de letramento é paralelo ao de alfabetização, que começa na escola, nas séries iniciais. É possível dizer que uma criança, que segue o ensino regular, está letrada no momento em que domina a leitura e a escrita dentro dos seus grupos sociais. Adultos que forem alfabetizados também serão letrandos no processo de ensino.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • - Livros, revistas, jornais - Computador, papel e caneta - Livros literários
  1. 1

    Ensine a pessoa que estiver sendo letrada a utilizar o que aprendeu através da leitura e da escrita para se comunicar com outras pessoas, seja através do uso da fala, da Internet, de cartas, etc. Peça que reproduza um diálogo entre duas pessoas, escrevendo as palavras e fazendo o uso correto dos símbolos.

  2. 2

    Dê ao letrando jornais, revistas, gibis, entre outras publicações. Para alfabetizar letrando é importante também que ele tenha acesso a programas de televisão e de rádio, para que compreenda as diferenças de linguagem que existe em cada meio de comunicação. Solicite um texto que tenha as características de cada mídia, para que saiba identificá-los.

  3. 3

    Ofereça condições para que a leitura e a escrita ajude o letrando a argumentar, documentar, informar, orientar-se e reivindicar. A palavra e a fala são duas ferramentas essenciais para uma pessoa tornar-se um cidadão. Mostre a ele os seus direitos e deveres e peça que os interprete, bem como interpretar os mais variados textos. A leitura frequente de obras literárias também colabora para alfabetizar letrando.

Dicas e AVISOS
  • 1. Em grupo, é importante que os alunos que estão sendo letrados leiam e ouçam os textos dos colegas para terem acesso às diversas formas de escrita que existem no seu grupo social. 2. Ao utilizar exemplos dia-a-dia para dar explicações e fazer comparações, dê preferência pelos termos que se adequem à realidade do letrando, seja ao usar o nome de frutas, músicas, ruas, cidades, etc. 3. Tenha sempre em mente que mais do que dominar a leitura e a escrita, o letramento deve dar condições para que uma pessoa tome as suas próprias decisões e saiba viver de forma independente.
  • Não apenas professores podem alfabetizar letrando, como pais e demais pessoas que convivem com uma criança. Todos eles são agentes no seu aprendizado para conhecer o mundo, através do domínio da escrita e da leitura.
Comentários
blog comments powered by Disqus