» Hobby » Atividades Recreativas » Como andar de bicicleta

Como andar de bicicleta

Galeria
Como andar de bicicleta

Andar de bicicleta pode parecer uma missão impossível para quem nunca teve a oportunidade de aprender, mas a verdade é que é muito simples, além de ser uma atividade física que oferece diversos benefícios. Como meio de transporte rápido, pode ser uma alternativa ao carro: prático por ser de tração mecânica, portanto requer pouca manutenção; e econômico por não utilizar combustível, além de não poluir o meio ambiente. Proporciona, ainda, uma agradável atividade física recomendada para todas as idades por ser de baixo impacto e divertida.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para quem nunca se aventurou nessa prática, pode ser utilizado o modelo de bicicleta com as rodinhas laterais que evitam uma queda, com o tempo e a prática, elas acabarão sendo esquecidas.
    As primeiras tentativas devem ser realizadas em algum lugar amplo, plano e, de preferência, sem trânsito de automóveis em volta para garantir a segurança de todos. Os acessórios de segurança também devem ser utilizados: capacete, luvas, cotoveleira e joelheira.

  2. 2

    Ao subir na bicicleta, não tenha medo e mantenha a coluna e os braços retos, segurando com firmeza o guidão para controlar as curvas. Ao tocar o pé no pedal, observe que a parte superior da sua perna deve estar no ângulo de 90 graus, caso o seu joelho esteja acima disso, deverá subir um pouco mais o banco para garantir o seu conforto durante a atividade.

  3. 3

    É sempre muito importante testar os freios antes demais nada. Dê um empurrãozinho de leve para fazer a bicicleta andar e aperte os freios para verificar se estão funcionando bem.

  4. 4

    Depois de subir na bicicleta e de testar os freios, é hora de praticar! Levante o pedal direito (caso seja destro) ao ponto mais alto, empurre o pedal suavemente com o pé fazendo a bicicleta andar. Com o movimento de empurrar o pedal direito, o pedal esquerdo subirá e ficará na altura certa para apoiar o pé esquerdo. Segurando com firmeza o guidão em linha reta, continue pedalando suavemente tentando manter o equilíbrio da bicicleta. Controle a velocidade segurando sempre e pressionando suavemente os freios. Para fazer uma curva, direcione o guidão suavemente para as laterais, tome cuidado para não virar o muito guidão para não se desequilibrar.

  5. 5

    Depois que adquirir prática, naturalmente você vai querer se aventurar em novas manobras e com o tempo, vai conseguir olhar em volta enquanto pedala, fazer curvas mais fechadas com mais confiança, pedalar com mais velocidade e até sem as mãos!
    Pedalar é muito fácil e depois de um tempo praticando, vai parecer tão natural andar de bicicleta quando andar a pé!

Comentários
blog comments powered by Disqus