» Hobby » Cultura e Sociedade » Como aplicar as regras de etiqueta no trabalho

Como aplicar as regras de etiqueta no trabalho

Galeria
Como aplicar as regras de etiqueta no trabalho

Para aplicar regras de etiqueta no trabalho devemos lembrar que algumas das regras são pura educação e bom senso, desde não arrotar até bocejar em uma reunião.

Para sermos mais assertivos neste artigo, vamos abordar somente algumas situações específicas do ambiente de trabalho.

Instruções
  1. 1

    Entrevista:

    Seja discreto(a): Não fale muito alto, não fale apressadamente, não pareça ansioso, use um perfume suave e roupas em sintonia com o ambiente (não adianta aparecer de terno em uma entrevista para cabeleireiro).

    Seja pontual: Não é só a hora de chegar que conta, mas sim o tempo para cada exercício, a velocidade e a enrolação das suas respostas...

  2. 2

    Ambiente de trabalho:

    Seja limpo: Sua mesa não pode nunca estar sua, bagunçada ou com comida. Mesmo se outros tiverem o hábito de lanchar na mesa, evite isso ao máximo. Sua saúde também agradece.

    Seja diplomático: Mesmo se você não gostar da postura de algum colega, releve. Tenho certeza que alguma mania sua deve desagradar algum colega também.

    Seja suave: Sempre é importante defender seu ponto de vista, tanto em um assunto de gosto pessoal quanto em uma pauta para um relatório, mas o truque é nunca se exaltar, pois no momento em que você perde a linha, a discussão passa a ser sobre seu temperamento e não sua opinião ao assunto.

  3. 3

    Elevador:

    Caso encontre o dono da empresa, não puxe conversa, apenas cumprimente com um bom dia, e um até logo ao sair. Caso ele tenha algum assunto, ele tomará a iniciativa.

    Não delongue conversas ao sair do elevador para não atrapalhar quem ainda tem que ir a outro andar.

  4. 4

    Reuniões:

    Nunca chegue atrasado. Nunca bata boca com algum colega. Nunca boceje. Nunca durma.

    Caso chegue atrasado, peça desculpas de forma discreta, não se explique e sente rapidamente (se possível, entre sem ser percebido e sente-se perto da porta). Depois da reunião, caso o chefe pergunte, aí sim você explica seu atraso.

    Caso precise sair, já se sente perto da porta no início da reunião e saia discretamente.





  5. 5

    Assuntos fora trabalho:

    Alguém perguntou quanto você ganha? Diga apenas que questões salariais são assunto particular e que você não se sente bem em compartilhar.

    Um colega fala alto demais ao telefone ou celular? Seja diplomático e educado, mas não deixe de chamar a atenção.

    Problemas de saúde? Só converse se alguém perguntar especificamente como você está. Não comece a contar da dua hérnia de disco para qualquer pessoa que te falar: Bom dia, tudo jóia?

  6. 6

    Chefe:

    Você está cheio de serviço e ele veio com mais um? Não RECLAME! Simplesmente mostre para ele quais são as tarefas e peça a ELE um cronograma. Uma frases como: Claro que eu posso fazer, só não tenho certeza de quando posso entregar. Você poderia me mostrar uma ordem de importância sobre estes trabalhos que preciso entregar?

    Preocupe-se em não parecer "puxa-saco" em situações como presente de natal, brindes, apresentações de trabalho, reuniões com cliente... sempre é bom enfatizar que você tem um bom chefe, mas cuidado com as palavras.

    Discorde dele sem medo: Chefes não gostam (pelo menos a maioria) de pessoas condescendentes. Se você sempre apoia suas ideias, significa que você não tem nada acrescentar a equipe, isto torna você dispensável!

Comentários
blog comments powered by Disqus