» Casa » Design e Decoração Interior » Como aplicar grafiato

Como aplicar grafiato

Galeria
Como aplicar grafiato

O grafiato é um gênero de uma massa acrílica usada para fazer o revestimento de superfícies. É feito a partir de monômeros de ácido acrílico e minerais de carbonato de cálcio e magnésio. Graças à sua constituição química, o grafiato oferece inúmeras vantagens pois para além de ser resistente à ação da luz, poeiras, humidade e fungos, adere facilmente às superfícies e é lavável.

Atualmente, você pode dar uso a sua imaginação para, de forma prática e barata, fazer algumas renovações na sua casa. O grafiato surge como uma excelente alternativa para a decoração das paredes. É fácil de aplicar e ao secar confere à parede um aspecto rústico, dotando-a de pequenas ranhuras. Este tipo de relevo pode ser usado para realçar de forma elegante uma área da sala, como por exemplo a parede junto à mesa do jantar.

O grafiato apresenta 3 texturas ou porosidades diferentes que condicionam a sua utilização para interiores e exteriores. O grafiato malha 8 é utilizado sobretudo para o acabamento de paredes exteriores e fachadas já que é aquele que confere o aspecto mais rústico, isto é, apresenta as ranhuras maiores. Para as paredes de interior utiliza-se normalmente o grafiato malha 10 ou 12. Destes dois tipos de grafiato o de malha 12 é aquele que confere um aspecto mais elegante sendo que as ranhuras são as finas e sutis.


Para a aplicação do grafiato deve seguir os seguintes passos:

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Bandeja para tinta
  • Desempenadeira plástica para grafiato
  • Grafiato
  • Desempenadeira de aço
  • Desempenadeira plástica branca pequena para grafiato
  • Espátula de aço
  • Rolo de lã
  • Selante
  1. 1

    Limpe a superfície na qual vai aplicar o grafiato. A parede onde vai fazer o acabamento deve estar seca e limpa, sem pó ou gordura. Para tal, pode usar uma esponja não abrasiva e água limpa. Se a parede tiver nódoas de gordura poderá primeiro utilizar água fria com algumas gotas de detergente da louça para desengordurar. Para nódoas difíceis ou antigas deve usar um solvente comercial apropriado.

  2. 2

    Aplique o selante com o auxílio do rolo de lã – o selante ou primário permite uniformizar a pintura na medida em que permite o preenchimento dos poros que a parede possa ter. Melhora a aderência do grafiato.

  3. 3

    Deixe secar completamente o selante. Este passo pode durar 1-3 horas.

  4. 4

    Coloque o grafiato na desempenadeira de aço com a ajuda de uma espátula.

  5. 5

    Com o auxílio da desempenadeira de aço aplique o grafiato na parede fazendo movimentos amplos, que não se estendam para além dos 2m2 de área.

  6. 6

    Com a desempenadeira de aço, desempene a parede fazendo movimentos verticais até obter uma camada fina e uniforme de grafiato em toda a superfície.

  7. 7

    Com a desempenadeira plástica para grafiato, e com o revestimento ainda úmido, faça movimentos verticais, horizontais ou ambos de modo a criar um efeito quadriculado ou circular.

  8. 8

    Com o auxílio da desempenadeira de plástico branca mais pequena faça os retoques nas áreas da parede mais pequenas como junto aos cantos, perto dos interruptores da luz ou das janelas.

  9. 9

    Deixe secar completamente. Este passo pode durar até 48 horas.

  10. 10

    Limpe as ferramentas dos restos de grafiato e deixe-as secar.

  11. 11

    Depois de completamente seco pode pintar o grafiato com tinta acrílica da cor que preferir, ou então deixar em branco. Pode também utilizar, desde o início um grafiato de cor.

Dicas e AVISOS
  • Para conferir um aspecto mais charmoso pode pintar a superficie revestida com uma camada de verniz com glitter
  • Em caso de paredes novas deve esperar 30 dias antes de proceder ao revestimento, para que o cimento seque completamente
Comentários
blog comments powered by Disqus