» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como aplicar injeção intramuscular no braço

Como aplicar injeção intramuscular no braço

Galeria
Como aplicar injeção intramuscular no braço

Quem é que nunca tomou uma injeção? Todos em algum momento da vida tomaram, muitos sentem medo e calafrios só de pensar na hipótese de sofrer uma agulhada de injeção. Mas qual a finalidade de tomar uma injeção? A injeção é o meio mais eficaz para se administrar a utilização de algum remédio no organismo. Existem variados tipos de injeções, uma das mais comuns é a injeção intramuscular, aquela aplicada no braço. Você já teve curiosidade de saber como aplicá-la? Se já preste atenção no procedimento.

Instruções
  1. 1

    Na injeção intramuscular no braço usa-se o músculo chamado deltóide, no qual a medição de 3 a 4 dedos é aplicada abaixo do ombro. O primeiro que você deve fazer é limpar as mãos, use sabão líquido para isso. Realizada a limpeza das mãos seque-as com uma toalha limpa ou um pano.

  2. 2

    Realizada a etapa acima prepare o material que será usado, que será a seringa e a agulha descartável. Abra a embalagem em que está contida a seringa com cuidado pelo lado do êmbolo, pois isso evita ao máximo o risco de haver qualquer tipo de contaminação com o material. Depois de abrir, coloque a agulha na seringa com cuidado até que você sinta que ela se encaixou e permaneceu travada e, em seguida prepare todo o medicamento que será usado.

  3. 3

    Oriente a pessoa na qual será aplicada a injeção para que deixe o braço o mais relaxado possível ao longo do corpo. Verifique em seguida se no local do braço não há nenhum sinal ou nódulo antes de fazer a introdução da agulha.

  4. 4

    Faça a assepsia do local com algodão e álcool com movimentos de cima para baixo e preferencialmente passe um algodão seco no local antes de colocar a agulha. É muito importante que a agulha seja colocada de maneira que forme um ângulo de 90 graus, todo o preparo de qualquer injeção exige isso, não há como ser diferente. Aplique-a com firmeza e suavidade e com o bisel da agulha para o lado para que a pessoa sinta menos dor no momento da aplicação, no qual será introduzida a agulha.

  5. 5

    Assim que fizer a introdução da agulha, puxe o êmbolo da seringa um pouquinho para trás para ver se não atingiu nenhum vaso sanguíneo, isso é um requisito essencial no momento da aplicação, serve para garantia a sua segurança.

  6. 6

    Injete o líquido devagar, de modo que seja liberado todo o contido nele. Depois retire a agulha segurando com a ajuda de um algodão e realize uma compressão para evitar que sangre e, caso seja preciso, coloque uma fita antialérgica no local.

  7. 7

    Descarte a seringa e a agulha com segurança, colocando-as em volta de um papel toalha e em um saquinho plástico só para elas. Na aplicação intramuscular, não pode exceda mais do que 5,0 ml de medicamento, caso isso aconteça faça duas aplicações. Para crianças menores de dez anos e muito magras a aplicação da injeção intramuscular no braço deve ser feita nas nádegas.

  8. 8

    Nunca compartilhe seringas e agulhas com outras pessoas, sempre as descarte assim que as utilizar, isso evita o risco de se contrair qualquer tipo de infecção, contaminação ou doença. É importante ressaltar que todo medicamento deve ser receitado pelo médico antes de qualquer aplicação.

Comentários
blog comments powered by Disqus